Página inicial > Últimas Notícias > Debate sobre recursos financeiros encerra evento do Forplad
Fórum

Debate sobre recursos financeiros encerra evento do Forplad

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 14h12 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 16h39

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), que reuniu mais de 100 representantes de Pró-Reitorias de universidades federais de todo o Brasil, desde a quarta-feira (23), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), teve seu encerramento na manhã desta sexta-feira (25). Na ocasião foi discutida a questão orçamentária das Instituições de Ensino Superior (IES) com a participação por meio de webconferência de três representantes do Ministério da Educação (MEC).

Cortes no orçamento, obras paralisadas, limitação financeira, fonte de recursos, custeio e investimento foram os principais questionamentos realizados pelos participantes do evento aos representantes do MEC: Adailton Matos, Mauro Rabelo e Weber Gomes, que responderam sobre os limites orçamentários impostos às universidades federais. De acordo com os representantes, existe uma garantia de que nenhuma universidade receberá menos recursos de custeio do que em 2017 e que será preciso priorizar os recursos.

Segundo o coordenador geral do Forplad, Tomás Dias Sant'Ana, em razão do momento de grandes cortes no orçamento das universidades federais, esse foi o principal ponto de discussão no evento. "Costumo dizer que temos dois olhares: o olhar pra dentro, onde a gente debate temas para a melhoria da gestão, troca de experiências, e o olhar externo, onde a gente tem que buscar mecanismos para ampliar nosso recurso tanto este ano quanto em 2018", afirma.

Os limites orçamentários foram impostos pelo Ministério da Educação (MEC) neste mês de agosto e todas as universidades foram atingidas com cortes maiores do que o esperado e, agora, precisam mensurar os prejuízos futuros enquanto esperam uma ação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Sant'Ana garante houve uma discussão sobre essa questão e foi encaminhada uma carta para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) para a recomposição do orçamento das universidades.

marcador(es): Geral,Proap,Home,Proad