Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de Agronomia e Produção Vegetal promovem semana acadêmica integrada
GURUPI

Cursos de Agronomia e Produção Vegetal promovem semana acadêmica integrada

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 17h49 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 00h43

Semana acadêmica abordará questões relacionadas com a produção agrícola (Foto ilustrativa: Pixabay)Semana acadêmica abordará questões relacionadas com a produção agrícola (Foto ilustrativa: Pixabay)Com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e previsão de mais de 200 participantes, entre estudantes da graduação, professores e pos-graduandos, começa nesta quarta-feira (23), no Câmpus da UFT em Gurupi a Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Agronomia e da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Produção Vegetal. O evento segue até o dia 25, abordando o tema "Desafios e inovações da agricultura no Tocantins". Confira a programação completa aqui.

A palestra de abertura da Semana será proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja, Dr.  Leonardo Campos. "Vamos abordar, na palestra 'Desafios para o aumento de produtividade na cultura da soja' questões relacionadas com a situação da cultura no Tocantins. Vamos falar sobre a interação da produtividade com o nosso ambiente, falar de algumas possibilidades de ganho de produtividade e também dos fatores que compõem essa produtividade", antecipou o palestrante.

O diretor do Câmpus de Gurupi, professor Gil Rodrigues, destacou a importância do evento. "Estamos numa área de fronteira agrícola, o chamado Matopiba. A agricultura e a pecuária são a base da economia do Tocantins e o evento, por tratar disso por meio de palestras e minicursos, reveste-se de muita importância. Os temas foram baseados nas demandas atuais, tanto na agricultura quanto na pecuária e temos só a ganhar com o conhecimento que vai ser disseminado aqui", frisou.

Integração
O coordenador do curso de Agronomia, professor Rodrigo de Castro Tavares, destacou o evento como oportunidade para aproximação e integração dos estudantes da graduação e da pós-graduação e do ganho com isto. "Vamos abordar temas que, normalmente, não são colocados durante o curso; essa aproximação vai ser importante inclusive para estudantes de outras instituições que estarão presentes aqui conosco", disse.

O professor Rodrigo Ribeiro Fidelis, coordenador do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal reforça esse mesmo pensamento e destaca o envolvimento dos estudantes na organização do evento. "É a primeira vez que a pós-graduação está efetivamente envolvida, desde o início, na organização de um evento dessa natureza. Há estudos que comprovam que a agricultura se desenvolve melhor onde há pesquisa científica, daí a importância desse evento que visa divulgar parte dos resultados de nossas pesquisas", enfatizou.

O mestrando Marony Pereira de Almeida Santos, também da comissão organizadora, ressaltou a importância dos temas que serão tratados tanto pelos palestrantes quanto nos minicursos. "Abordaremos a produção de queijo, o controle de pragas da melancia, uso biológico de insetos e bactérias para redução no uso de defensivos agrícolas, ou seja, temas que são alvo de nossos estudos e alguns já atendem demandas da região", disse.

O estudante Alex Sandro Dário, do curso de Agronomia, revelou sua expectativa quanto à semana acadêmica. "Vai ser positiva a interação tanto com outros estudantes quanto com os produtores rurais. Vamos mostrar o potencial do Câmpus para os produtores", disse. (Colaborou Valney Valdevino, do Câmpus de Gurupi)

marcador(es): Gurupi,Home,PPGPV,Agronomia