Página inicial > Últimas Notícias > Workshop de Qualificação de Projetos de Pesquisa e palestras abordam temas sociais
PPGDire

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 15h35 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 17h14

Enxergar os problemas no mundo, identificar as causas e propor soluções são formas da universidade contribuir positivamente para a sociedade. Esse é o objetivo do Programa de Pós-Graduação Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). Uma mostra das pesquisas em desenvolvimento pelo Programa pode ser conferida na programação do Workshop de Qualificação de Projetos de Pesquisa e Palestras, que ocorre entre os dias 22 e 25 de agosto, no Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba, bloco C, auditório II.

Entre as pesquisas que estão em desenvolvimento pelos mestrandos do PPGDire, temas pertinentes à sociedade como saneamento básico, população em situação de rua, condições de trabalho análogo à escravidão e condições de vida de minorias como quilombolas e trabalhadores rurais.

Além dos estudantes do mestrado que estarão submetendo suas pesquisas para qualificação nas bancas, haverá palestras com outros pesquisadores, com temas sociais e acadêmicos, ligados às linhas de pesquisa do PPGDire: Desenvolvimento e Tecnologias Sociais; e Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais. A palestra de abertura é sobre “O plágio no meio acadêmico”, com a professora Viviane Mayumi Maruo, nesta terça-feira (22), às 19h.

A programação completa do evento pode ser conferida abaixo. Clique na imagem abaixo para vê-la ampliada.

PPGDire
O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFT) localizado no Câmpus de Araguaína, tem como objetivo desenvolver estudos interdisciplinares sobre populações vulneráveis urbanas e/ou rurais da região norte do país, a partir de suas demandas e interesses, a fim de compreender as dinâmicas regionais e os processos de exclusão das mais diferentes matizes: social, geográfico, econômico, psicológico, educativo, linguístico, de forma a esclarecer suas características e auxiliar em intervenções e produções de tecnologias sociais adequadas a população estudada; e formar professores para o ensino de terceiro grau, aptos a pensar a vulnerabilidade e possibilidades de superação, a partir de um olhar interdisciplinar, fortalecendo os processos de ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações na página do PPGDire: www.uft.edu.br/ppgdire

marcador(es): Araguaína,PPGDire,Home