Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Terças Feministas aborda o tema Feminismo Negro
PALMAS

Projeto Terças Feministas aborda o tema Feminismo Negro

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 18h11 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 07h46

Com o tema "Feminismo Negro", ocorre nesta terça-feira (22), das 12h30 às 14h, mais um encontro do Terças Feministas da UFT. Esse segundo debate será mediado pela professora do curso de Relações Internacionais, do Câmpus de Porto Nacional, Solange Nascimento, e acontecerá no hall da Biblioteca do Câmpus de Palmas.

De acordo com a organizadora e coordenadora do projeto, professora Cynthia Mara, um dos objetivos do Terças Feministas é debater a desigualdade de gêneros. "No Brasil, a desigualdade de gêneros é intensa e a gente pode ver em diversas esferas da sociedade, como no mercado de trabalho, na diferença salarial entre homens e mulheres, na educação, na política, quando vemos a sub-representação das mulheres nos cargos de poder e decisão, e a violência contra a mulher é um crime ainda alarmante no país", afirma.

A professora Cynthia ressalta que além da discussão, o Terças Feministas também tem o intuito de pensar em estratégias de enfrentamento. "É importante pensar e criar uma sociedade mais igualitária e eu vejo que o projeto Terças Feministas busca dar espaço para falarmos de diversos problemas que afetam as mulheres no cotidiano, nas universidades, nos diversos espaços sociais que elas vivenciam, e é necessário fazer com que esse debate possa resultar em iniciativas e políticas públicas", destaca.

A professora do curso de Direito, Ana Lúcia Pereira, também participaria do evento desta terça, mas sua presença foi cancelada em razão de questões particulares.

Terças Feministas

Organizada e coordenada pela professora do curso de Jornalismo, Cynthia Mara Miranda, o projeto tem o intuito de ampliar a discussão de várias pautas feministas no ambiente universitário, a partir de diversas áreas de conhecimento. Além da professora Cynthia, o Terças Feministas conta com a participação da técnica administrativa e mestranda em Comunicação e Sociedade, Ana Paula dos Santos; da secretária executiva da UFT e mestre em Desenvolvimento Regional, Edisselma Alecrim, e das estudantes de Jornalismo Kézia Noá e Wanessa Botelho. Os encontros são quinzenais, abertos para todas as pessoas, independente de gênero, e contam com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) e do Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero (NEDiG).

O próximo encontro será realizado dia 05 de setembro com o tema "Feminismo na Literatura". A palestrante será a professora do curso de Letras, do Câmpus de Porto Nacional, Maria da Glória Azevedo.

marcador(es): Palmas,Home,PPGCom,Nedig