Página inicial > Últimas Notícias > Conferência tem como tema os desafios da pós-graduação na região Norte
MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Conferência tem como tema os desafios da pós-graduação na região Norte

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 17h38 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 18h09

Professora Sônia Araújo (UFPA) fará a conferência de abertura (Foto: Divulgação)Professora Sônia Araújo (UFPA) fará a conferência de abertura (Foto: Divulgação)A programação do VI Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) debaterá em sua abertura os desafios de quem procura por uma pós-graduação na região Norte. A conferência de abertura ocorrerá nesta terça-feira (22) às 9h, no Auditório da Reitoria (Bloco IV). No evento, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dra. Sônia Araújo, enfocará a educação na pós-graduação da atualidade nortista ligada à aprendizagem e educação.

Seminário

O VI Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) é uma promoção do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, coordenado pela Dra. Jocyleia Santana. Ocorrido todos os anos na Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica dos Mestrados em Educação, Acadêmico e Profissional.

Santana lembra que este ano o Programa de Mestrado Acadêmico e Educação será avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), parceira que trará os professores que participarão das bancas. "Nesse tempo de seis anos de programa, tivemos em torno de 35 defesas de dissertações; é um dos programas onde temos o maior número de candidatos num processo seletivo. Esse ano o que marca é a grande discussão sobre a internacionalização do programa, desafios com relação à publicação em revistas científicas e publicações através de e-books", ressalta a professora.

Sobre o objetivo do programa e o procedimento do Seminário, Santana lembra: "No ano de 2015, nós abrimos o Mestrado Profissional em Educação que é um programa de diretrizes distintas mas que grande parte do corpo docente faz parte. O Seminário foi criado em 2012 para ser uma semana de defesa de dissertações. No ano de 2015 começamos a inserir trabalhos científicos. Os alunos das disciplinas do semestre anterior publicam seus trabalhos nesse Seminário, logo depois fazendo um relato de suas pesquisas."

Segundo o coordenador do Mestrado Profissional, Damião Rocha, o Seminário é promovido para a socialização de pesquisas feitas na Universidade. "Ao mesmo tempo, é um evento que abre o período letivo do programa com aula magna. Nesse evento nós teremos apresentação de várias pesquisas que já foram defendidas e também pesquisas em andamento."

A programação do evento inicia nesta manhã de terça-feira (22), às 8h30, Bloco IV, com apresentação da Universidade da Maturidade (UMA). Logo após, a partir das 9h, haverá mesa de abertura com participação do Reitor Luís Eduardo Bovolato e demais convidados. Após isso, dá-se início a conferência da Dra. Sônia Araujo.

A programação do Seminário segue até sexta-feira (25), com apresentação de trabalhos, palestras e mais conferências com professores de mais Universidades do país.

Programação VI Seminário em Educação

marcador(es): Palmas,PPGE,PPPGE,Home