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CUBO

Novo sistema garantirá o fim dos processos em papel na assistência estudantil

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 09h21 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 21h17

Imagem ilustrativa do novo sistema (Foto: Divulgação DTI)Imagem ilustrativa do novo sistema (Foto: Divulgação DTI)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está a um passo de entrar em uma nova era na rotina relacionada à assistência estudantil. Foi lançado neste domingo (20) uma nova ferramenta, o Sistema de Inscrição Online de Cadastro Único de Bolsistas (Cubo). O novo sistema está disponível para os estudantes que poderão, entre outras coisas, solicitar bolsas e acompanhar a tramitação de suas solicitações, tudo online. A plataforma digital vai agilizar a tramitação e o desempenho dos processos na Assistência Estudantil da UFT, aumentando assim a agilidade processual, produtividade e a satisfação dos discentes. 

Além disso, o uso do sistema representa á não só a ampliação da sustentabilidade ambiental, como também a redução de custos no setor público, uma vez que tem como meta eliminar o papel como suporte físico para documentos da Assistência Estudantil nos sete câmpus da Universidade.

O Cubo foi planejado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), por meio das Diretorias de Assuntos Estudantis (DAE) e a de Alimentação e Moradia (DAM) e  o projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias da Informação (DTI). O sistema  vêm sendo idealizado e desenvolvido nos últimos seis meses, a expectativa é que ele possa ser utilizado por outros setores da Universidade, futuramente. De acordo com o Diretor do DAE,  José Inácio dos Santos Neto,  a universidade conseguirá uma redução de papel e uma maior agilidade no trabalho da assistência estudantil. "O aluno terá a facilidade de se inscrever nos editais de maneira online, sem precisar demandar tempo e deslocamento até os setores, sem  fila de espera, aguardar o horário de atendimento. Ganharemos agilidade no processo", resume.

Como será o Acesso

Imagem da tela de login do Sistema Cubo (Foto: Divulgação/DTI))Para se inscrever em qualquer edital para auxílios e bolsas da UFT, o estudante precisará ter um login unificado e senha de acesso ao Portal do Aluno e dados no sistema atualizados. Em seguida os discentes deverão acessar o link do Cubo e preencher os dados cadastrais e questionário socioeconômico e demais documentos solicitados a critério de cada edital de bolsas. O sistema automaticamente verificará a situação do estudante e a carga horária matriculada. Todas as informações preenchidas e documentos solicitados serão acessadas pelos servidores do serviço social de cada câmpus, bem como a Proest, e por lá mesmo os servidores darão o resultado de indeferimento ou não para o pedido. Caso o pedido seja indeferido, os alunos poderão também por meio do sistema  realizar a solicitação de recurso para os resultados. A primeira etapa do Cubo abriu para o edital de ingressos na UFT no ano de 2017, as inscrições por meio do cubo poderão ser feitas a partir do dia 28. 

Na última terça-feira (15),  a plataforma foi apresentada  os profissionais do Serviço Social da UFT e da Proest, para que todos recebessem uma capacitação prévia sobre o uso do Sistema Cubo.

Passo a passo

Etapa Descrição Responsável
1. Login Unificado atualizado 1.1 O(a) estudante deve ter o login unificado e a senha de acesso ao Portal do(a) Estudante.
1.2 O(a) estudante deve atualizar os dados no Sistema de Login Unificado (SLU).
1.3 As contas desatualizadas impedem acesso ao Cubo (Cadastro Único de Bolsistas).
Estudante
2. Inscrição 2.1 Os(as) estudantes deverão realizar os seguintes passos
no CUBO no endereço eletrônico que será divulgado a partir do dia 20 de agosto
I. Ter conhecimento das informações a serem preenchidas, lendo o anexo II deste edital.
II. Aderir ao Cadastro Único e atualizar os dados cadastrais. O sistema automaticamente verifica a situação do(a) estudante e a carga horária matriculada.
III. Preencher o questionário socioeconômico, anexando um arquivo com todos os documentos comprobatórios no formato pdf. É preciso ter atenção aos itens 10 a 13 e seus subitens;
IV. Selecionar o auxílio pretendido.
Observação: O(a) estudante deverá verificar os documentos antes de anexar e finalizar o pedido de inscrição.
Estudante
3. Análise
socioeconômica
3.1 Consiste na análise das informações socioeconômicas preenchidas no questionário e dos documentos comprobatórios;
3.2 Emissão de parecer deferindo ou indeferindo a solicitação;
Equipe Técnica
4. Recursos 4.1 Consiste em contestar o indeferimento do pedido. O recurso deve apresentar argumentação lógica e basear-se nos critérios estabelecidos por edital. Estudante
5. Análise de
Recursos

5.1 Consiste na análise do recurso apresentando pelo(a) estudante;
5.2 Emissão de parecer mantendo a decisão anterior ou alterando-a.

Equipe Técnica
6. Resultado 6.1 Divulgação do resultado do processo seletivo. O(a) estudante poderá acompanhar sua solicitação no sistema online e também no edital publicado no endereço eletrônico da Proest (www.uft.edu.br/proest) Proest/DAE
7. Convocação para vínculo 7.1 Consiste em dar publicidade ao resultado final, convocando os(as) estudantes deferidos(as) (aprovados/as). É também a partir desta convocação que o(a) estudante pode receber o pagamento do auxílio que realizou a inscrição. Proest/DAE
8. Convocação dos suplentes 8.1 A convocação de suplentes será mediante disponibilidade orçamentária ou vagas que surgirem de setembro a dezembro 2017. Proest/DAE

 

 

 

 

 

 

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