Página inicial > Últimas Notícias > Discussões e apresentações artísticas movimentam fórum para elaborar plano de cultura
GURUPI

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 17h51 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 18h01

Fórum reuniu acadêmicos, professores, técnicos e representantes da comunidade gurupiense (Foto: Valney Valdevino / Divulgação Câmpus de Gurupi)Fórum reuniu acadêmicos, professores, técnicos e representantes da comunidade gurupiense (Foto: Valney Valdevino / Divulgação Câmpus de Gurupi)Com a presença de acadêmicos, professores e técnicos administrativos, o Câmpus de Gurupi promoveu durante esta quarta-feira (16) o Encontro de Cultura para elaboração do Plano de Cultura do Câmpus. Além das discussões em torno das práticas culturais tanto em Gurupi quanto no Câmpus e na inserção deste na vida cultural da cidade, ocorreram manifestações de artistas plásticos e musicais.

O diretor do Câmpus, Gil Rodrigues, destacou a importância das discussões para o envolvimento da comunidade acadêmica da UFT em Gurupi na cultura da cidade. "É por meio da cultura que melhoramos também nosso conhecimento. Precisamos valorizar a cultura porque por meio dela toda a comunidade é beneficiada", pontua o diretor, destacando a importância da participação de representantes do poder público municipal (secretaria de Cultura), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex) e também de professores e alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no evento.

O professor Luiz da Silveira Neto, coordenador de cultura e extensão do Câmpus, frisou que ao final das atividades será elaborado um documento com as discussões ocorridas durante o evento e este será levado, em outubro, para o Fórum que será realizado em Palmas, para compor o Plano de Atividades de Cultura da UFT. "O nosso evento trabalhou o tema Contextualização das práticas de Cultura no município de Gurupi", pontuou o coordenador.

Sob o tema principal, o Fórum de Cultura teve palestra de abertura com o professor Brenno Jadvas Soares Ferreira, do IFTO, que falou sobre "A importância da Cultura na Universidade e a importância da Universidade na Cultura". Durante o dia foram realizadas mesas-redondas, compostos grupos de trabalho e, à tarde, uma plenária para elaboração do documento. Durante o Fórum ocorreram apresentações de artes plásticas e musicais. (Colaborou Valney Valdevino)

II Fórum de Cultura da UFT

O Fórum de Gurupi é o segundo - de sete previstos - a ser realizado. O primeiro foi no Câmpus de Tocantinópolis. Os fóruns não são restritos à comunidade acadêmica, mas o convite é reforçado representantes de todas as áreas, em níveis municipal, estadual e federal. A intenção é propor um diálogo entre as forças criativas e produtoras de cultura de cada região e a Universidade. Em 9 de outubro de 2017, depois que todos os câmpus discutirem localmente seus planos, ocorrerá em Palmas o II Fórum de Cultura da UFT, quando os documentos finais de cada câmpus serão apresentados e vão servir de base para a consolidação do Plano de Cultura da UFT.

O II Fórum de Cultura da UFT vai integrar a programação do V Encontro de Cultura das Universidades da Região Norte.

Confira, abaixo, as datas previstas para a realização dos próximos fóruns

Câmpus Data
Arraias  29 e 30 de agosto de 2017
Araguaína  12 de setembro de 2017