Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para grupo de pesquisa Mímesis seguem abertas até o dia 21 de agosto
FILOSOFIA

Inscrições para grupo de pesquisa Mímesis seguem abertas até o dia 21 de agosto

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 16h50 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 18h31

Até a próxima segunda-feira (21), o grupo de pesquisa "Mímesis - Literatura ação ético-política", do curso de Filosofia (Câmpus de Palmas), recebe inscrições de interessados em participar das atividades dessa iniciativa que é vinculada ao projeto de pesquisa de mesmo nome. As ações do grupo ocorrerão em quatro semestres, totalizando dois anos de atividades, e podem participar alunos de todos os cursos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e também a comunidade externa.

As inscrições podem ser feitas através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo o nome completo e o número de matrícula do participante, caso seja estudante da UFT. Não há limite de vagas e os integrantes receberão ao final do semestre uma declaração de participação com carga horária de 20 horas/aula.

O projeto e o grupo de pesquisa foram criados pelos professores do curso de Filosofia, Roberto Antonio Penedo do Amaral e Juliana Santana, que ressalta que a intenção do projeto é enfatizar a arte, com foco na literatura grega, como uma arte engajada ética e politicamente. "O objetivo das atividades de pesquisa do grupo é analisar e interpretar a tragédia, a epopeia e a comédia gregas, à luz da filosofia de Platão e Aristóteles e da hermenêutica de Paul Ricoeur, como possibilidade de criação de uma estética da recepção, mediada pelo exame do processo de reconfiguração resultante do encontro do mundo da obra com o mundo do leitor, e de suas implicações éticas e políticas", afirma. A professora destaca ainda que essas leituras filosóficas trazem aspectos muitos importantes na vida dos cidadãos, formando assim o caráter deles, e que estão presentes na arte contemporânea.

As atividades iniciais do "Mímesis - Literatura ação ético-política" terão foco na obra Ilíada de Homero, lidas às luzes de República X, e acontecerão no dia 22 deste mês, das 15h às 17h, na sala 104, do Bloco J, Câmpus de Palmas. Assim, os encontros sempre ocorrerão às terças-feiras, quinzenalmente, no mesmo local.

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia