Página inicial > Últimas Notícias > Exposição exibe manifestações do movimento LGBT no país
MIRACEMA

Exposição exibe manifestações do movimento LGBT no país

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 17h52 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2017, 17h56

Pensando em retratar a luta do movimento LGBT no Brasil, ocorreu, até esta sexta-feira (30), no Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a exposição "Do armário às ruas: militâncias LGBT no Brasil". Organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos, a exposição contou com uma série de fotos da fotógrafa Carol Chaves e da professora do curso de Serviço Social, Bruna Irineu.

De acordo com a professora Bruna, a ideia de exposição surgiu a partir das fotografias já feitas em diversas cidades. "Nós fizemos essas fotos em manifestações do movimento LGBT em são Paulo, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e Palmas, então são fotografias que retratam manifestações diversas do movimento LGBT", afirma. A intenção era que a exposição circulasse entre as datas de 17 de maio (Dia internacional de combate à homofobia) e dia 28 de junho (Dia do orgulho LGBT).

Bruna destaca que essa é uma ação que busca mostrar uma luta histórica com combate e enfrentamento à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. "Levar essa ação para uma cidade do interior do Tocantins, como Miracema, certamente é uma ação de visibilidade. Quando a exposição passou pelo Museu Palacinho com certeza foi uma ação importante que nós fizemos, junto com o lançamento de um documentário desenvolvido pelo Núcleo, mas, sem dúvidas, levar para o interior é uma iniciação que dá voz a uma população historicamente discriminada", ressalta.

A professora ainda declara que a discussão desse tipo de assunto dentro da Universidade é ainda mais significativa. "Mostrar que o desejo por uma pessoa do mesmo sexo, ou que qualquer identidade de gênero é normal, é algo importante de ser reconhecido pela Universidade e o respeito aos direitos humanos parte justamente do princípio da alteridade", finaliza.

marcador(es): Miracema,Home