Página inicial > Últimas Notícias > Roda de conversa movimenta a I Feira Literária de Porto Nacional
Festas e Tradições

Roda de conversa movimenta a I Feira Literária de Porto Nacional

Por Paulo Aires | Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 17h37 | Última atualização em Sábado, 24 de Junho de 2017, 01h51

“A cidade no arco dos tempos/ Conta histórias nas casas sem nomes,/ Pranteadas de cadeiras escurecidas/E velas sob as correntes.” Estes versos do poema Porto nacional, de Valéria Cristina Silva, retratam muito bem o espírito da diversidade cultural que a cidade está vivendo com a realização da 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional.

Na programação desta sexta-feira (23), às 19h30, no Auditório Pedro Tierra, haverá a “Roda de conversa: Festas e Tradições”, com a mediação de Ariana Silva Braga (Iphan/TO); das professoras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Rosane Balsan, Kátia Maia Flores, Noeci Carvalho Messias; e dos convidados Thalyta de Cássia Feitosa, Rogério Castro Ferreira e Daniel Lúcio Ferreira.

A professora Rosane Balsan considera que a roda de conversa sobre Festas e Tradições no Tocantins é uma oportunidade de conhecer movimentos, cores, cantos, danças e rituais que se interagem, produzindo uma cultura local, pois são nos momentos festivos que as pessoas reafirmam sua identidade com o lugar. “A importância dessa roda de Conversa na 37ª Semana da Cultura em comemoração aos 80 anos do Iphan é buscar destacar as marcas da ligação dos indivíduos com o lugar. Dessa forma, ao abordar a temática festiva popular sob a ótica da relação espaço e cultura pode-se ressaltar os aspectos que tornam esses eventos uma singularidade para os moradores e/ou participantes do lugar”, destaca a professora.

Thalyta Feitosa, mestre pelo programa de Pós Graduação em Geografia da UFT, Câmpus de Porto Nacional, que na última terça-feira (20/06) defendeu a dissertação intitulada "As festas da cidade de Porto Nacional - TO: um olhar dos ativistas culturais" que teve como objetivo principal investigar as festas que ocorrem na cidade de Porto Nacional - TO, são consideradas pelos ativistas culturais importantes no âmbito cultural, e contribuem para o fortalecimento da cultura local, apresentando os resultados da pesquisa.

“A roda de conversa é importante porque é um espaço em que teremos a oportunidade de dialogar com pesquisadores, estudantes e comunidade sobre as festas e tradições e expor as pesquisas que estão sendo ou foram desenvolvidas neste sentido, pois se trata de um evento característico como a Semana da Cultura da cidade de Porto Nacional”, afirma Thalyta. ,

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

marcador(es): Home,PortoNacional