Página inicial > Últimas Notícias > Obra de Machado de Assis será tema de encontro do projeto “Além da Leitura”
ARAGUAÍNA

Obra de Machado de Assis será tema de encontro do projeto “Além da Leitura”

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 12h15 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 15h43

Machado de Assis em 1905 (Pintura de Henrique Bernardelli - Domínio Público)Machado de Assis em 1905 (Pintura de Henrique Bernardelli - Domínio Público)Nesta sexta-feira (23), será realizado na Unidade Cimba do Câmpus de Araguaína mais um encontro do projeto de extensão “Além da Leitura”, idealizado por acadêmicos do curso de Letras, e coordenado pelos professores Eliana Testa e João de Deus Leite. O grupo vai se reunir para diálogo às 17h30, seguindo até às 19h, no auditório I, do Bala I. Este mês, as obras escolhidas são de Machado de Assis, em comemoração ao seu aniversário de 178 anos. Acadêmicos e servidores interessados podem participar como ouvintes.

O projeto consiste em mobilizar a leitura de obras da literatura brasileira e portuguesa, para posteriormente a isso, ocorrerem os “encontros-debate”, nos quais, alunos e convidados irão compartilhar as observações sobre as obras lidas, e fomentar diferentes diálogos e interlocuções sobre cada tema abordado. Além disso, o grupo também se dedica a convidar professores, e pesquisadores na área de literatura e afins para participarem dos momentos de debate. A intenção é levar um convidado diferente em cada encontro.

A professora Eliane Testa, ressalta a relevância do projeto nos dias de hoje, em que a situação no país é de crise. “Além de buscarmos efetivar as práticas de leitura e escrita, estamos possibilitando diferentes compartilhamentos e modos de resistência, e isso é de extrema importância nos dias de hoje em que o momento é de crise. Como nos lembra Michèle Petit, ‘a arte de ler é uma forma de resistir à adversidade’. Acredito que este projeto também contribui para um aprofundamento e uma reconstrução da vida psíquica”, declara.

A partir das discussões e diálogos fomentados nos encontros-debate, os alunos alimentam um blogue. Três encontros já foram realizados e acontecem a cada 20 dias. O projeto terá duração de um ano, e as obras são escolhidas pelos próprios alunos a cada encontro.

O quê: Projeto de Extensão “Além da Leitura”.

Quando: Sexta-feira (23).

Onde: Câmpus de Araguaína (Cimba), auditório I, Bala I.

Horário: 17h30 às 19h.

Sob a coordenação dos professores: Eliana Testa e João de Deus Leite, do colegiado de Letras

.

Parte da equipe do projeto Além da Leitura no encontro do dia 9 de junho. (Foto: Eliana Testa)Parte da equipe do projeto Além da Leitura no encontro do dia 9 de junho. (Foto: Eliana Testa)