Página inicial > Últimas Notícias > Com suporte técnico da UFT, Assembleia Legislativa discute desenvolvimento do estado
Comissão Especial

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 19h47 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 08h40

Com o auditório do Anfiteatro 6 lotado, no Câmpus da UFT em Palmas, foi realizada nesta segunda-feira (12) a primeira das cinco sessões itinerantes da Assembleia Legislativa (AL) no projeto da Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado (Cenovo). O suporte técnico das reuniões será feito pela Universidade Federal do Tocantins, com participação de professores e também estudantes doutorandos e mestrandos da instituição.

O vice-reitor no exercício da reitoria Luis Eduardo Bovolato durante a sessão de abertura do projeto Cenovo, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)O vice-reitor no exercício da reitoria Luis Eduardo Bovolato durante a sessão de abertura do projeto Cenovo, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Na abertura do evento estiveram presentes parlamentares componentes da Cenovo, representantes de outras instituições de ensino superior e também de entidades federais, estaduais e municipais. O vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, enfatizou durante a abertura do evento que o Tocantins precisa ter um norte, uma orientação. "A academia quer colaborar, quer partidcipar e contribuir com as grandes questões do nosso estado". Ainda conforme Bovolato, a participação da UFT na discussão faz parte de sua missão. "É uma obrigação da universidade, como instituição pública, estar nessas discussões. Somos parceiros e, acima de tudo, está embutido em nossa missão contribuir com o desenvolvimento local, social, político e econômico".

O professor Waldecy Rodrigues, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, agradeceu a confiança depositada pela Assembleia Legislativa na Universidade Federal do Tocantins e discorreu também sobre a importância da participação da academia no processo. "O Estado do Tocantins tem muita potencialidade que pode se tornar realidade. Queremos um desenvolvimento que integre a sociedade, que venha agregado à qualidade de vida e que leve em consideração a riqueza cultural de nossas comunidades indígenas e quilombolas", disse. Rodrigues apresentou os eixos temáticos sob os quais as discussões se dariam e também apresentou mestrandos e doutorandos que ficaram à frente das discussões em cada tema.

Eixos

Os participantes foram divididos em salas com os temas propostos. No próprio auditório ficaram, os temas sob os eixos 1 e 2 - Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes, Cadeias Produtivas e Sustentabilidade Ambiental junto com Política Fiscal, Tributária, Pessoal e Previdenciária, sob a mediação de acadêmicos mestrandos e doutorandos da UFT. O tema no Eixo 3 foi Políticas de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Empreendedorismo; no Eixo 4 a discussão girou em torno de Políticas de Segurança, Defesa e Inclusão Social; e no Eixo 5 os debates versaram sobre Política de Saúde e Bem Estar.

O professor Waldecy Rodrigues falou sobre a metodologia de discussão dos temas (Foto: Samuel Lima/Dicom)O professor Waldecy Rodrigues falou sobre a metodologia de discussão dos temas (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Os participantes, conforme o interesse,  foram alocados em salas no Bloco C, para onde se dirigiram para poderem contribuir. Segundo a explicação do professor Rodrigues, as discussões geraram relatórios que serão organizados em um relatório maior que será lido na próxima sessão itinerante. O cronograma de reuniões pode ser conferido no quadro abaixo:

Cidade Data/Dia Horário Local
Palmas (Câmpus da UFT) 12/jun - segunda-feira 14h às 19h Anfiteatro 6, Bloco D
Gurupi - Unirg 22/jun - quinta-feira 14h às 19h Sede do Câmpus I
Porto Nacional (Câmpus da UFT) 23/jun - sexta-feira 14h às 19h Auditório
Araguaína (Câmpus da UFT) 29/jun - quinta-feira 8h às 13h Auditório
Augustinópolis - Unitins 30/jun - sexta-feira 8h às 13h Auditório
Fonte: Assessorias parlamentares/Assembleia Legislativa

Confira, abaixo, algumas imagens do evento e também das discussões dos eixos temáticos nas dependências do Câmpus de Palmas.

marcador(es): Palmas,Home,PPGDR