Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT dará suporte técnico em plano de desenvolvimento econômico e social do estado
Início do conteúdo da página
DESENVOLVIMENTO REGIONAL

UFT dará suporte técnico em plano de desenvolvimento econômico e social do estado

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 08h00 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 17h24

O Anfiteatro 6, no Bloco D, no Câmpus da UFT em Palmas sediará, nesta segunda-feira (12), a partir das 14h, o início das sessões itinerantes que a Assembleia Legislativa realizará no "Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Tocantins". A Universidade Federal do Tocantins, por seu conhecimento técnico acerca do desenvolvimento regional é parceira do Plano, tendo professores especialistas em cinco eixos temáticos atuando como consultores técnicos. O evento, cuja entrada é gratuita, segue até às 19h.

Segundo o professor Waldecy Rodrigues, membro do quadro técnico que atuará na série de sessões, "é necessário que a sociedade participe do processo de desenvolvimento do Estado, e a UFT, imbuída dessa missão e também por já ter conhecimento sobre o assunto, foi convidada como parceira técnica no levantamento das questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social", disse.

Serão abordados cinco eixos temáticos principais: Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos, Cadeias Produtivas e Sustentabilidade Ambiental; Política Fiscal, Tributária de Pessoal e Previdenciária; Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura Empreendedora; Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; e Política de Saúde e Bem-estar. Cada temática terá um professor especialista da UFT para explanar a temática e dois subrelatores dentre os parlamentares estaduais.

A atividade é de responsabilidade da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo). Além da sessão itinerante em Palmas, haverá reuniões em Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Augustinópolis, conforme o cronograma abaixo:

Cidade Data/Dia Horário Local
Palmas (Câmpus da UFT) 12/jun - segunda-feira   14h às 19h Anfiteatro 6, Bloco D
Gurupi - Unirg   22/jun - quinta-feira 14h às 19h Sede do Câmpus I
Porto Nacional (Câmpus da UFT)    23/jun - sexta-feira 14h às 19h Auditório
Araguaína (Câmpus da UFT)    29/jun - quinta-feira 8h às 13h Auditório
Augustinópolis - Unitins    30/jun - sexta-feira 8h às 13h Auditório
Fonte: Assessorias parlamentares/Assembleia Legislativa

Relatório final
Ao final das reuniões será emitido um relatório final com um diagnóstico competitivo do estado nas seguintes áreas: integração regional, nacional e internacional do Tocantins; quais medidas que o Legislativo pode tomar para que o estado atinja a meta de dobrar a renda nos próximos dez anos, com inclusão social e sustentabilidade ambiental; e estabelecer formas de governança estadual e regional que promovam o cumprimento efetivo dos planos de desenvolvimento. (Com informações de assessorias parlamentares)

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,PPGDR
Fim do conteúdo da página