Página inicial > Últimas Notícias > Projeto para popularizar a ciência animal entre crianças abre a Semana Tecnológica
ARAGUAÍNA

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 15h35 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 19h46

Crianças conheceram animais da fauna silvestre do Tocantins (Foto: Gerson Fausto/Divulgação)Crianças conheceram animais da fauna silvestre do Tocantins (Foto: Gerson Fausto/Divulgação)Dezenas de crianças participaram nesta quinta-feira (8) do 4º Dia de Popularização da Ciência Animal, organizado por integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia e também docentes dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária do Câmpus da UFT em Araguaína. A ação abriu as atividades da 12ª Semana Tecnológica que ocorre durante a Exposição Agropecuária de Araguaína, na Arena do Conhecimento, estande do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o professor José Neumann, a Semana Tecnológica teve início em 2006 por meio de uma ação do projeto de extensão Do Câmpus para o Campo. "Ela foi criada com o intuito de levar resultados de pesquisas desenvolvidas na UFT, nos curso de Zootecnia e Medicina Veterinária e também na pós-graduação, no Programa de Ciência Animal Tropical", disse Neumann, que é um dos coordenadores do evento, pela UFT.

O analista técnico Francisco Alexandre Gomes é quem coordena o evento pelo Sebrae. Ele enfatiza que a Semana Tecnológica da Expoara é considerado o maior evento técnico realizado em feiras no Tocantins, em função do número de palestras, oficinas e dias de campo. "Isto propicia ao participante um vasto conhecimento técnico e gerencial do segmento do agronegócio", ressalta.

Neumann destaca que outros eventos foram agregados à Semana Tecnológica. "Teremos neste ano a realização do 6º Amazônia Leite e o 1º Encontro de Mulheres do Agronegócio do Tocantins; este último tem como uma das coordenadoras a professora da UFT, Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva", enfatizando ainda que as palestras da Semana Tecnológica abrangerão diversas áreas, indo da bovinocultura de leite e corte, suinocultura, avicultura à integração lavoura-pecuária, apicultura e equideocultura.

Popularização da ciência
O 4º Dia de Popularização da Ciência Animal teve a participação de mais de 150 crianças de escolas públicas de Araguaína. Segundo a professora Ana Cláudia, foram realizadas ações no formato de feira de ciências com diversas atividades.

As crianças aprenderam sobre vetores de doenças, apicultura, avicultura, produção de frangos, conheceram animais da fauna silvestre e ganharam noções de segurança alimentar e qualidade nutricional dos alimentos. Utilizaram microscópios, participaram de roda de leitura sobre preservação dos animais e assistiram ainda à uma peça teatral educativa sobre prevenção da leishmaniose - "O cão danado", apresentado por alunos do curso de Medicina Veterinária.

Segundo Ana Cláudia o objetivo é divulgar as atividades desenvolvidas nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária e "despertar nas crianças e adolescentes da cidade o interesse pela Ciência Animal", complementou. Confira, na galeria abaixo, algumas das atividades desenvolvidas:

Programação
Para esta sexta-feira (9), às 8h, na Arena do Conhecimento está programado o Seminário de Produção Orgânica, sob a organização da UFT e Instituto Zerbini. Às 19h, no mesmo espaço, ocorrerá a palestra Expoara Genética, com um palestrante do Sindicato Rural de Araguaína. A programação fará uma pausa até segunda-feira (12), quando serão retomadas as palestras com diversos temas. Confira na imagem abaixo a programação segundo o Sindicato Rural.

programacao Semana Tecnológica