Página inicial > Últimas Notícias > Candidatos a reitor fazem debate nesta quinta-feira, no auditório do Bloco IV
Pesquisa Eleitoral

Candidatos a reitor fazem debate nesta quinta-feira, no auditório do Bloco IV

Por Bianca Zanella | Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 12h47 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h53

Local do debate foi alterado. Votação ocorre nesta sexta-feira, dia 9, em todos os câmpus da UFT.

Atenção: o debate que inicialmente estava programado para ocorrer no Cuica teve seu local alterado para o Auditório do Bloco IV, e terá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Um dia antes da votação que deve mobilizar todos os câmpus nesta sexta-feira (9), os candidatos ao cargo de Reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o mandato 2017-2021, Luís Eduardo Bovolato e Adão Francisco de Oliveira, fazem nesta quinta-feira (8) um debate que deve ser decisivo para a escolha da comunidade universitária nas urnas, após 15 dias de campanha eleitoral. O evento está marcado para começar às 17h no auditório do Bloco IV do Câmpus de Palmas da UFT. A mediação será feita pelo servidor técnico-administrativo Miguel Lima, integrante da Comissão Eleitoral Central.

O debate, previsto para durar cerca de uma hora e 50 minutos, será estruturado em quatro blocos: um de apresentação, um de perguntas de tema livre entre os candidatos, outro de perguntas da plateia e o último para considerações finais.

Para o terceiro bloco, os ouvintes terão até o final do segundo bloco para entregar perguntas aos candidatos por escrito. As perguntas serão sorteadas, sendo duas por categoria (alunos, professores e técnicos administrativos).

Dinâmica do Debate

1° Bloco Apresentação
  • Cada candidato apresentará suas propostas de gestão em até 10 minutos.
  • A ordem de apresentação dos candidatos será por sorteio.
2° Bloco Perguntas entre os Candidatos
  • Cada candidato poderá fazer duas perguntas ao oponente, relacionadas aos temas pesquisa, ensino, extensão e gestão da Universidade.
  • As perguntas serão alternadas entre os candidatos, começando por ordem de sorteio.
  • Os candidatos terão tempo máximo de dois minutos para cada pergunta e três minutos para cada resposta. Além disso, terão direito a réplica e tréplica das respostas com no máximo um minuto cada.
3° Bloco Perguntas da Plateia
  • A Comissão Eleitoral receberá as perguntas do público por escrito e fará o sorteio de duas perguntas por cada categoria (discentes, docentes e técnicos-administrativos).
  • As mesmas seis perguntas serão direcionadas a ambos os candidatos.
  • Cada candidato terá até três minutos para cada resposta, sem direito a réplica ou tréplica.
4° Bloco Considerações Finais
  • Cada candidato terá até 10 minutos para o fechamento, por ordem de sorteio.
Observações
  • Os pedidos de direito de resposta em cada bloco serão analisados pelos membros da Comissão Eleitoral.

Votação

Mais de 20,5 mil integrantes da comunidade universitária, incluindo professores, alunos e técnicos administrativos, estão habilitados a votar na Pesquisa Eleitoral que será realizada nesta sexta-feira (9), em todos os câmpus da UFT. A votação ocorrerá  em 58 seções eleitorais, sendo 37 com urnas eletrônicas e 21 com urnas de lona e cédulas de papel.

Os eleitores poderão escolher entre as duas chapas registradas: a Chapa 11 - Viver a UFT, encabeçada pelo vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, com a atual diretora do Câmpus de Palmas, Ana Lúcia de Medeiros como candidata a vice, ou a Chapa 22 - UFT Forte: Diálogo e Ação, encabeçada pelo professor Adão Francisco de Oliveira, com a Diretora de Comunicação, Marluce Zacariotti, como candidata a vice.

>>> Consulte a lista final de votantes e a lista das seções eleitorais.

Podem votar professores e técnicos administrativos do quadro de servidores efetivos da UFT, além de estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu, EaD e Parfor na Instituição, bem como intercambistas vinculados ao programa PEC-G na Universidade. Para votar, basta ir até a respectiva seção eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. Também serão aceitas para fins de identificação carteirinhas de estudante da UNE, carteirinhas do RU, carteirinhas da Biblioteca e identidades funcionais dos servidores.

A votação será realizada das 8h às 22h40 em todos os câmpus, exceto no Câmpus de Gurupi, onde a votação termina mais cedo, às 19h. A apuração terá início às 22h40 e poderá ser acompanhada em tempo real no site www.uft.edu.br/pesquisaeleitoral2017.

Sobre a Pesquisa

A Pesquisa Eleitoral é uma consulta informal à comunidade universitária realizada tradicionalmente pelas representações das três categorias da Instituição - docentes, técnicos administrativos e discentes - com a finalidade de verificar os nomes com maior respaldo para serem indicados aos cargos de reitor e vice-reitor.

O resultado da pesquisa é levado ao Conselho Universitário (Consuni), que vota e encaminha ao MEC uma lista tríplice com a indicação de nomes para o mandato dos próximos quatro anos à frente da Reitoria (2017-2021). A votação oficial, no Consuni, está marcada para o dia 28 de junho.

O quê:
Votação da Pesquisa Eleitoral para Reitor - Gestão 2017-2021
Quando: Sexta-feira, dia 09 de junho, das 8h às 22h40 (Câmpus de Gurupi: das 8h às 19h)
Onde: nas seções eleitorais em todos os câmpus da UFT (confira os locais aqui)

Quem pode votar:

• Professores efetivos
  • Técnicos administrativos
  • Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu, EaD e Parfor
  • Intercambistas vinculados ao programa PEC-G

Quem não vota: alunos de projetos de extensão e de pós-graduação lato sensu (especialização), inclusive a Residência Médica

Documentos válidos para identificação na hora da votação:

• Carteiras expedidas pelos órgãos integrantes dos governos federal e estadual