Página inicial > Últimas Notícias > Congresso Interinstitucional de Educação Popular e do Campo inscreve a partir desta segunda
Cibepoc

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 10h47 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 09h44

Os interessados em participar do primeiro Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo (Cibepoc) poderão realizar inscrição e submeter trabalhos a partir desta segunda-feira (5 de junho). O evento é destinado para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e a comunidade geral.

As inscrições serão realizadas no site oficial ou de maneira presencial, no Câmpus de Arraias. A inscrição feita no primeiro lote - cujo prazo termina no dia 30 de junho - custa R$ 30,00, para alunos de graduação e de pós-graduação; R$ 40,00 professores das redes públicas; e R$ 80,00 para professores universitários e pesquisadores.

O congresso possui uma organização interinstitucional, composta pela Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal de Goias (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e  Ministério da Educação (MEC).

União de experiências

Para o professor da UFT, que participa da organização do congresso, Alessandro Pimenta, o Cibepoc tem o objetivo de discutir os processos de consolidação dos cursos de Educação do Campo nas Universidade. além de ser uma oportunidade para a exposição de investigação em torno da educação popular. “Trata-se de um evento com parcerias que têm dado bons resultados, especialmente quando olhamos o sudeste tocantinense e o nordeste goiano. Unir experiências com essas instituições faz com que consolidemos redes de parcerias e ações em comum, cujos frutos são pesquisas, ensino e militâncias bem articuladas”, ressalta.

Em sua programação estão previstos fóruns, debates para trocas de experiências e saberes, lançamento de livros e apresentações culturais. A programação detalhada pode ser encontrada também no site do evento.

Comunicações

Os interessados no congresso também podem propor comunicações em um dos onze eixos temáticos :

• Eixo 1 - Ensino, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas;
  • Eixo 2 - Políticas educacionais e Formação de professores;
  • Eixo 3 - História, Filosofia, Sociologia dos Movimentos Sociais;
  • Eixo 4 - História e Memória das escolas populares e rurais;
  • Eixo 5- Soberania Alimentar, Saúde e Agroecologia;
  • Eixo 6 - Currículos e Avaliação;
  • Eixo 7 - Trabalho e Educação;
  • Eixo 8 - Alfabetização, Letramento e Educação de Jovens e Adultos;
  • Eixo 9 - Saberes, Diversidade e multiculturalismo;
  • Eixo 10 - Educação para as relações Etno-Raciais;
  • Eixo 11 - Relatos de Experiências.

As normas para o formato das comunicações podem ser encontradas no site, no link diretrizes.

marcador(es): Arraias,Home