Página inicial > Últimas Notícias > UFT lança Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos nesta quinta-feira
Palmas

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 17h27 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 18h14

Lançamento faz parte do Seminário que iniciou nesta terça-feira (30) na UFT em Palmas. Foto: Samuel LimaLançamento faz parte do Seminário que iniciou nesta terça-feira (30) na UFT em Palmas. Foto: Samuel LimaComo parte da programação do Seminário de Educação em Direitos Humanos, ocorre nesta quinta-feira (1º), no auditório Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuíca), Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), às 10h15, o lançamento do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. O objetivo principal é dar início as discussões para a possível adesão da UFT ao Pacto.

O Pacto é uma iniciativa conjunta do Ministério de Educação e do Ministério de Direitos Humanos e foi criado para superar a violência, o preconceito e a discriminação, bem como promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos no ensino superior. O Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos foi lançado nacionalmente em 24 de novembro de 2016.

Para o professor Paulo Fernando Martins, e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos da UFT, o lançamento é o início de uma série de discussões que irão ocorrer nos Conselhos Superiores da Universidade, como Consepe e Consuni, nos núcleos docentes e  comunidade acadêmica para a estruturação e adesão ao Pacto. "Sabemos que a UFT já realiza várias ações sobre Direitos Humanos, como disciplinas dos cursos que abordam a temática, núcleos de pesquisa, como também temos um mestrado profissional na área, além de projetos de extensão, entre outros; e a adesão ao Pacto ajudará na sistematização e fortalecerá esses trabalhos que enfocam as causas dos Direitos Humanos", ressalta.

"A intenção primordial é fazer com que os assuntos sobre Direitos Humanos sejam trabalhados numa linha transversal que perpasse todos os cursos da universidade, e estabeleça um comprometimento da instituição com a temática, além da necessidade de parcerias entre outras instituições de ensino superior do Tocantins para o fortalecimento do Pacto Universitário", destaca ainda Martins.

As adesões ao Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos estão abertas em fluxo contínuo no Portal “educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br”.  A qualquer momento a instituição de ensino superior ou entidade apoiadora podem assinar a adesão. Depois da assinatura do Termo de Adesão, as instituições tem 30 dias para apresentar a composição de um Comitê Gestor, e até 90 dias para apresentar um Plano de Trabalho, a serem registrados no Portal “educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br”.

Professora Rebecca Religare fala sobre o Extermínio da Juventude Negra em Seminário. Foto Caroline FalcãoProfessora Rebecca Religare fala sobre o Extermínio da Juventude Negra em Seminário. Foto Caroline Falcão.Seminário de Educação em Direitos Humanos

Com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre educação em Direitos Humanos, com foco na segurança pública e democracia, na redução das desigualdades e no enfrentamento de todas as violações de direitos humanos, ocorre desde o dia 30 a 1º de junho, o Seminário de Educação em Direitos Humanos, na Universidade Federal do Tocantins. O evento é uma realização do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, juntamente com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e em parceria com a Secretaria da Cidadania e Justiça.

O Seminário busca o fortalecimento do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos na construção da cultura dos Direitos Humanos nas práticas pedagógicas, no sistema educacional e nos sistemas de segurança e justiça, bem como nos meios de comunicação.

Na tarde desta quarta-feira (31), o professor da UFT, Társis Barreto, falou na mesa-redonda sobre o Sistema Prisional e Socieducativo e, após, a professora Rebecca Religare debateu sobre o Extermínio da Juventude Negra.

Já na quinta-feira (1º), às 8h, ocorre a  mesa-redonda sobre Desafios da Educação em Direitos Humanos com os professores da UFT Aline Sueli de Salles Santos e Paulo Fernando de Melo Martins; após, ocorrerá o Lançamento do Pacto Universitário Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.

marcador(es): Palmas,Home