Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso capacitará docentes da área da saúde para novas metodologias de ensino e aprendizagem
Início do conteúdo da página
PALMAS

Curso capacitará docentes da área da saúde para novas metodologias de ensino e aprendizagem

Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 18h15 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h27

Com o objetivo de capacitar docentes dos cursos da área de Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na implementação de novos modos de pensamento e prática do ensino-aprendizagem e avaliação, ocorre, entre os dias 28 e 30 de maio, das 8h às 18h, no Câmpus de Palmas, o curso de capacitação em Metodologias Ativas nos Cursos de Saúde. A iniciativa é uma realização do colegiado de Nutrição e foi apresentada pela coordenadora do curso, professora Caroline Freitas, durante uma reunião do Conselho Diretor de Palmas (Condir).

Voltado para os professores dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina da UFT e tutores do Curso de Especialização em Saúde Pública da UFT/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP)/Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS), o evento está com inscrições abertas também para docentes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) que participam do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS). As inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando o nome completo do participante. Até o momento, 29 pessoas já se inscreveram, restando onze (11) vagas para interessados.

De acordo com uma das organizadoras do curso, professora Renata Andrade de Medeiros, a intenção é o que curso permita o desenvolvimento de processo críticos, "que despertem a criatividade, que considerem o diálogo como aspecto fundamental, que estimulem a reflexão e que apresentem as situações como problemas a resolver, estimulando o trabalho em equipe e em pequenos grupos, e proporcionando o reconhecimento da importância das relações humanas na construção do conhecimento".

O curso acontece em um momento de mudança dos Planos Pedagógicos de Curso (PPCs) das áreas de Saúde, atendendo a uma exigência das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). "Essa exigência determina a necessidade da formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e com capacidade para trabalhar em equipes, tendo como referência os valores humanísticos – alteridade, compaixão, resiliência, escuta qualificada e olhar sensível às demandas de saúde dos indivíduos e comunidades", afirma. A professora destaca que o que se espera é que haja uma mudança no modelo de educação superior, passando da transmissão de conhecimentos e memorização para uma prática baseada na formação por competências, que inclui conhecimentos, habilidades e atitudes centradas no processo de aprendizagem, considerando a dinamicidade e complexidade da vida contemporânea.

A palestrante

O curso será ministrado pela professora Rosângela Minardi Mitre Cotta, que é docente do Doutorado Interinstitucional (Dinter) UFV - UFT de Ciências da Nutrição. Além desse curso para os professores, Rosângela ministrará o minicurso "Metodologia ativa e o papel dos estudantes na sociedade atual", na segunda-feira (29), das 19h às 22h, para alunos da área de Saúde. Assim como o curso para docentes, as inscrições para o minicurso podem ser feitas através do envio do nome completo do interessado para a página do Centro Acadêmico de Nutrição (Canut) no Facebook ou para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O minicurso tem vagas limitadas e oferecerá certificado.

A professora Rosângela Minardi Mitre Cotta é do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa, Especialista e Tutora em Ativação de processos de mudanças para a formação de profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde/Fiocruz/Rede Unida, Supervisora e Orientadora de Aprendizagem do Curso de Formação de Competências Pedagógicas para o exercício da Preceptoria pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Ministério da Saúde e Opas, e Orientadora de Aprendizagem (de tutores e especializandos) do Curso de Ativação de processos de mudanças para a formação de profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde/Fiocruz/UAB, e Especialista e Facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente (Faimer), Brasil.

 

 

 

 

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Nutrição,Home
Fim do conteúdo da página