Página inicial > Últimas Notícias > Palestra aborda Nietzsche e o aumento do fundamentalismo no mundo
FILOSOFIA

Palestra aborda Nietzsche e o aumento do fundamentalismo no mundo

Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 08h00 | Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2017, 10h11

Programação terá início às 19h, no bloco D, anfiteatro 4

Friedrich Nietzsche em 1869 (Foto: Domínio Público)Friedrich Nietzsche em 1869 (Foto: Domínio Público)Como parte da programação da I Jornada Filosófica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorre, nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, o "Filosofia em Debate - Fundamentalismo e niilismo. Duas faces de uma mesma moeda?", ministrada pelo professor João Paulo Vilas Boas. O evento acontece no bloco D, Anfiteatro 4. Na palestra, com previsão de uma hora de duração, haverá a exposição de um artigo inédito do professor, que emprega as ideias do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (foto) na compreensão e avaliação dos diferentes tipos de fundamentalismos que se fortaleceram no mundo a partir das últimas décadas do século XX. Após a exposição, será aberto o momento para o debate com o público.

Voltado para o público em geral, o encontro tem como objetivo mostrar as profundas relações entre a desvalorização dos discursos religiosos tradicionais e a secularização, e o surgimento do fanatismo, através da interpretação de alguns trechos do livro A Gaia Ciência, de Nietzsche, e do esclarecimento do sentido da frase "Deus está morto", do filósofo. "Além disso, buscarei mostrar como se pode entender os fundamentalismos como conjuntos de discursos e práticas de natureza reativa que querem enfrentar as consequências da secularização por meio da recuperação de certas verdades e valores sagrados", afirma Boas. Para o professor, é uma oportunidade para reflexões acerca da possibilidade da fé e da experiência do sagrado mesmo após a "morte de Deus".

Vilas Boas ressalta que a discussão sobre o fundamentalismo na Universidade é essencial, já que esse fundamentalismo vai contra vários princípios democráticos do Estado, como igualdade de direitos sem distinção de raça ou sexo, a laicidade do Estado, a tolerância religiosa e a liberdade de expressão, e se intensifica e se fortalece à medida que é confrontado com respostas violentas. "O fato de que a violência alimenta ainda mais o fanatismo e a disposição para o martírio entre os fundamentalistas é um sinal inegável de que precisamos discutir o assunto para encontrar novas formas de enfrentar este problema.", garante.

O Filosofia em Debate é um encontro em que ocorre apresentação, discussão e troca de conhecimentos sobre pesquisas dos professores de Filosofia da Universidade. A iniciativa é do colegiado do curso e foi inserida na I Jornada Filosófica da UFT. Os interessados em ler o artigo do professor antes da palestra podem solicitá-lo por meio do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia