Página inicial > Últimas Notícias > 129 anos da abolição da escravidão no Brasil é tema de roda de conversa
Porto Nacional

129 anos da abolição da escravidão no Brasil é tema de roda de conversa

Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 15h08 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2017, 15h08

Nesta segunda-feira (15), às 19h, ocorrerá uma roda de conversa sobre os 129 anos da Abolição da Escravidão no Brasil, no auditório do Câmpus da UFT em Porto Nacional. Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), o evento é promovido em comemoração do dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea, em 1888.

De acordo com a professora Vera Lúcia Aires, coordenadora do Neab, o evento é uma forma de manter o foco nesta importante temática. "Como o 13 de maio está sendo uma data esquecida, o Neab com essa roda de conversa tem como objetivo resgatar a importância dessa data, principalmente, para os alunos da UFT oriundos de comunidades quilombolas”. Participarão da conversa o professor Rosemberg Ferracini, do colegiado de Geografia, Lúcélia Ferrari, assistente social do Câmpus de Porto Nacional, Salviana Rodrigues, representante da associação da comunidade quilombola Barra de Aroeira, e acadêmicos da comunidade quilombola Malhadinha.

Um dos temas abordados será o sistema de cotas raciais, apresentado por Rosemberg Ferracini, que discutirá o histórico da escravidão no Brasil e o reflexo disso no sistema de cotas atual. Ferracini afirma que não basta somente falar das cotas ou tê-las, é preciso pensar em uma infraestrutura de ensino e aprendizagem que o aluno precisa ter na Universidade. "Muitos alunos não sabem o que são as cotas ou como elas acontecem, por isso a importância desse evento e dessa discussão", finaliza.

A roda de conversa será aberta a toda comunidade acadêmica e receberá alunos de escolas municipais e estaduais de Porto Nacional.

Roda de Conversa 129 anos da Abolição da Escravidão no Brasil
Local: Auditório do Câmpus de Porto Nacional