Página inicial > Últimas Notícias > Seminário traz resultados de pesquisa feita no Tocantins pelo curso de Nutrição
Segurança Alimentar e Nutricional

Seminário traz resultados de pesquisa feita no Tocantins pelo curso de Nutrição

Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 11h51 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2017, 14h18

Na manhã desta segunda-feira (15), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), do Câmpus de Palmas, teve início o Seminário “Segurança Alimentar e Nutricional no Tocantins: Fazendo acontecer”. O evento segue até esta terça-feira (16), e é uma realização do grupo de pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional da UFT, e da equipe do projeto de Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins.

A professora e coordenadora do evento, Eloise Shott, ressalta parte da programação, e conta quais os objetivos deste seminário. “Queremos apresentar o resultado do projeto que estávamos desenvolvendo desde 2014; e trabalhar com gestores, conselheiros, nutricionistas, e acadêmicos, a importância das ações e do planejamento em segurança alimentar nos municípios, fazer com que eles saiam daqui motivados a realizar ações, a trabalhar de maneira intersetorial, e a valorizar a alimentação e a nutrição adequada nos municípios”, declara.

Nesta manhã a programação do evento se destinou ao panorama do que foi encontrado em termos de segurança alimentar e nutricional em 21 cidades do Tocantins. “Hoje as professoras do nosso colegiado de Nutrição que fizeram parte deste projeto, vão explanar sobre as atividades desenvolvidas e mostrar um pouco do que viram. Amanhã teremos oficinas de planejamento de ações, e formaremos grupos mistos com o objetivo de trabalhar a intersetorialidade nos municípios. Após isso, teremos uma fala do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e por fim, faremos o lançamento do livro do Diagnóstico e Segurança Alimentar e Nutricional no Tocantins, escrito por professores do colegiado de Nutrição da UFT, e nutricionistas colaboradores.”

SeminarioSegAlimentar_EF_15mai17(1)A estudante Gabriela Mendes e a coordenadora do evento, Eloise Shott (dir), na abertura do Seminário nesta manhã

A estudante do 7º período do curso de Nutrição da UFT, Gabriela Mendes, destaca a importância do seminário para os acadêmicos, e ainda quais as questões serão levantadas nestes dois dias de debates. “Considero esse evento de extrema importância, porque aqui é a oportunidade para discutirmos as melhorias em termos de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado. Estamos tentando dar um alerta sobre o que a população do Tocantins está precisando nos seguintes aspectos: por que o alimento não chega às mesas de todos? Os conselhos municipais de saúde e alimentação escolar estão funcionando? Estão fiscalizando os gestores, estão efetivando ações? Estamos aqui em busca dessas respostas”, finaliza.

Confira abaixo a programação completa do evento:

marcador(es): Palmas,Nutrição,Home