Página inicial > Últimas Notícias > Palestra aborda consequências do aquecimento global sobre as abelhas
UFT NA AGROTINS 2017

Palestra aborda consequências do aquecimento global sobre as abelhas

Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 17h08 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 21h23

Com o objetivo de discutir os impactos do avanço do aquecimento global sobre as espécies de abelhas, ocorre, nesta quinta-feira (11), às 11h, a palestra "Diante das mudanças climáticas porque é importante preservar as abelhas?", como parte da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins 2017 (Agrotins). A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, e ocorre no Auditório Pecuária.

De acordo com Waldesse, a palestra surgiu a partir de um convite da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). Nela serão abordados os resultados negativos que o aumento da temperatura média do planeta, e o consequente efeito estufa, têm causado nas abelhas, como, por exemplo, a alteração da distribuição delas no mundo. "As abelhas evoluíram e se adaptaram a locais com temperaturas mais amenas e não possuem resistência a temperaturas elevadas. Assim, o aquecimento global tem interferido na sua sobrevivência", afirma.

O professor fará uma abordagem, inclusive, sobe a importância das abelhas no clima da Terra. "As abelhas são importantes porque são responsáveis pela polinização, que permitem a produção de alimentos e a preservação de florestas, que estão associadas a minimização do aquecimento", ressalta Oliveira Júnior.

"Diante das mudanças climáticas porque é importante preservar as abelhas?" compõe o Seminário de Apicultura - Desaparecimento das Abelhas e as mudanças climáticas, que começa às 9h, junto com outras duas palestras: "Apicultura - Perigo da Exposição de Abelhas ao Agrotóxico", com o médico veterinário e extensionista rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e "Planejamento Estratégico para o Aumento da Produtividade frente às mudanças climáticas", que será ministrado pelo zootecnista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Jailon Barros Neves.

Ciclo de Palestras

Oliveira Júnior é um dos organizadores do Ciclo de palestras sobre abelhas, realizado pela UFT e pelo Grupo de Pesquisa Biologia, Conservação e Manejo de Abelhas. O evento conta com o apoio da Ruraltins, Seagro, Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi) e do governo do Tocantins.

As palestras trarão a importância das abelhas e da preservação delas para o ecossistema. Serão tratados temas como plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação, biodiversidade, produtos e legislação. No último dia 25 já ocorreu uma palestra sobre a biologia das abelhas com Piragé.

As próximas palestras estão previstas para os dias 23 de maio, 27 de junho, 28 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e 05 de dezembro, todas às 19h, no auditório do Bloco III da UFT, Câmpus de Palmas.

marcador(es): Home,Agrotins