Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT apresentam sistema de monitoramento de água
UFT NA AGROTINS 2017

Professores da UFT apresentam sistema de monitoramento de água

Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 11h36 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2017, 11h08

Na manhã desta quarta-feira (10), na Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins), professores da UFT, que integram o Instituto de Atenção às Cidades (IAC), apresentaram o projeto Sistema de Gestão de Alto Nível, que consiste num sistema de monitoramento em tempo real das vazões e captação de água em barramentos ou cursos d’água, permitindo assim uma produção agrícola com menor dano ao meio ambiente.

Docentes e alunos integrantes do Projeto no Estande do IAC na Agrotins (Foto: Divulgação)Docentes e alunos integrantes do Projeto no Estande do IAC na Agrotins (Foto: Divulgação)

Monitor hídrico implantado em tubulação no projeto Rio Formoso (Foto: Divulgação)Monitor hídrico implantado em tubulação no projeto Rio Formoso (Foto: Divulgação)O projeto, que atualmente está sendo implantado na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, região sudoeste do Estado, consiste na implantação de um medidor de vazão ultrassônico nas tubulações que captam a água por meio de bombas hidráulicas. Os dados são coletados por um transmissor e ficam disponíveis na internet, pelo link www.iacuft.org.br, podendo ser acessado por qualquer usuário.

Segundo o professor Fernán Vergara, integrante da equipe desenvolvedora do projeto, o sistema visa apresentar o uso mais racional da água na Bacia, evitando problemas como seca de rios. “Com o projeto estamos usando o conhecimento acadêmico e aplicando-o em desenvolvimento tecnológico, e isso tem um grande valor para a comunidade externa, que será beneficiada com o que está sendo produzido na Universidade”, afirma.

Formada por docentes e acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação da UFT, a equipe trabalha a multidisciplinaridade entre as áreas de energia, tecnologia da informação, recursos hídricos e meio ambiente, aplicando ferramentas de geoprocessamento, análise de padrões e inteligência artificial.

Confira como será a participação da UFT na Agrotins na programação abaixo:

marcador(es): Home,Agrotins