Página inicial > Últimas Notícias > UFT inicia participação na Agrotins nesta terça-feira
Feira Agrotecnológica

UFT inicia participação na Agrotins nesta terça-feira

Por Luana Nunes | Publicado: Terça, 09 de Mai de 2017, 03h30 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 21h27

Foto aérea área da Agrotins 2017  (Foto: Divulgação Governo do Tocantins)Com um histórico positivo de participações na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), a Universidade Federal do Tocantins inicia nesta terça-feira (9) mais uma intensa presença no evento. Com o tema "Água, sustentabilidade da vida", a Agrotins 2017 terá duração de cinco dias e a UFT estará presente com uma extensa programação, que vai desde palestras até uma série de atividades no estande Nº 8 do Pavilhão Institucional, espaço permanente da Universidade da Feira.

Para a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Maria Santana Ferreira, a participação da UFT na Feira é importante para que se possa mostrar o trabalho desenvolvido na instituição à sociedade. "Nós temos um papel extremamente importante na Agrotins, que é justamente apresentar resultados de pesquisa, extensão e resultados de práticas de ensino." A pró-reitora explica que a Proex, junto com outras pró-reitorias e professores, realizou um trabalho de busca de produtos que serão apresentados, para que, de fato, a universidade possa cumprir o seu papel de levar até a sociedade o conhecimento produzido, reforçando a importância que a UFT tem no estado.

Neste primeiro dia haverá atendimento ao público e distribuição de material informativo aos visitantes. A abertura oficial da Agrotins está marcada para a quarta-feira (10), às 9h. A presença do vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato está confirmada. Nesse mesmo dia, dois professores integram a programação oficial de palestras. Na manhã, Pedro Mujica irá integrar o Workshop de Piscicultura; e à tarde, Márcio Silveira irá proferir palestra sobre alternativas sustentáveis de produção de etanol e proteína.

Participação multidisciplinar

Além do estande institucional, a UFT estará com atendimento permanente em outros dois pontos da Feira.

O Programa de Mestrado em Agroenergia participa pela primeira vez com um estande apresentando um pouco do que é o programa, dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, e também para divulgar que Universidade oferta curso de pós-graduação nessa área. Convidada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), a coordenadora do Mestrado, Flávia Tonani, fala um pouco dessa participação. "O intuito do programa é produzir trabalhos que venham trazer informações que auxiliem na tomada de decisão dos empresários da área de agroenergia, orientar políticas públicas e também captar demandas de pesquisas para esse setor", declara.

O principal produto do estande é a maquete da miniusina da produção de etanol de batata doce. A iniciativa da qual a UFT é pioneira, é uma inovação em termos de produção de energia renovável. "Queremos demostrar para o publico que é possível, a partir da batata doce, produzir o etanol. Mais do que isso, mostrar que da produção de etanol de batata doce tem-se os resíduos, e dos resíduos a produção de outros co-produtos que agregam valor, podem gerar emprego e renda, e dessa forma fortalecer a cadeia produtiva de produção de etanol", completa Tonani.

Ela reforça que desse modo, temos uma produção de energia limpa e sustentável que busca minimizar a geração de resíduo e, quando você não tem geração de resíduo, a ameaça aos recursos hídricos reduz significativamente. "Com a perspectiva de crescimento populacional, a geração de resíduo é até maior do que as taxas de crescimento. Então, os novos moldes de produção caminham para isso, para essa redução de resíduo. O mestrado em agroenergia trabalha justamente nesse propósito, que a cadeia produtiva seja desenvolvida, utilizando os resíduos para diversos fins, minimizando o impacto ambiental", finaliza.

Já a Liga de Energia Solar (Lies), juntamente com o professor Alcy Monteiro, estará presente no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentando um inovador sistema de energia fotovoltaica. A Lies é uma liga acadêmica com viés empreendedor e inovador, que visa desenvolver iniciativas que ampliam o conhecimento no setor de energia solar.

Confira pelos próximos cinco dias a cobertura completa da participação da UFT na Agrotins pelo Portal UFT.