Página inicial > Últimas Notícias > Missa de 7º Dia e ações nos câmpus relembram trajetória de Isabel Auler
em memória

Missa de 7º Dia e ações nos câmpus relembram trajetória de Isabel Auler

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 20h16 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 09h52

Uma missa de 7º Dia, celebrada no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas, relembrou a trajetória e a vida da reitora Isabel Auler, falecida no último dia 1º de maio. Nesta segunda-feira, em outros quatro câmpus (Gurupi, Miracema, Tocantinópolis e Arraias) foram realizadas cerimônias em memória de Isabel; em algumas cerimônias foi lembrada a citação dela mesma acerca da força representativa que o ipê tem para a região; mudas de ipê foram plantadas em Gurupi e Miracema.

Missa de 7º Dia foi realizada no auditório do Cuica, em Palmas (Foto: Samuel Lima)Missa de 7º Dia foi realizada no auditório do Cuica, em Palmas (Foto: Samuel Lima)

Em Palmas, a missa foi, celebrada pelo padre Luciano Zilli, da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Familiares, amigos, colegas de trabalho na gestão da Universidade, estudantes, técnicos administrativos e professores estiveram presentes no Cuica para participar da celebração religiosa e relembrar a trajetória de Isabel Auler. Além da palavra do pároco, a cerimônia foi intercalada com leituras bíblicas e canções, além da participação do Coral em Canto. Em sua fala, o padre destacou a vida de empenhado trabalho desenvolvido por Isabel Auler, e a memória positiva que todos precisam ter dela. Os participantes receberam como lembrança uma peça em madeira lembrando um ipê, árvore referenciada por Isabel como de grande força, resistência e beleza.

Em Gurupi foi realizada debaixo de mangueiras, uma celebração com música e falas que também relembravam a trajetória de Isabel Auler. Foi montado um grande painel com fotos dela e o diretor do câmpus, professor Gil Rodrigues, juntamente com representantes estudantis e de servidores, fez o plantio de um ipê, próximo do Bloco de Apoio Logístico e Acadêmico (Bala) do Câmpus. A muda de ipê foi doada pela Prefeitura de Gurupi e recebeu o nome de Isabel Auler. O diretor ressaltou a importância da reitora para a educação no Tocantins.

No Tributo Postumo em Gurupi, um ipê foi plantado próximo ao bloco Bala (Foto: João Henrique Luz/Divulgação)No Tributo Postumo em Gurupi, um ipê foi plantado próximo ao bloco Bala (Foto: João Henrique Luz/Divulgação)

Em Arraias, a celebração foi no auditório do Câmpus, com a participação de técnicos, professores e estudantes. Além de ter a vida de trabalho relembrada, canções, leitura da trajetória de Isabel Auler e palavras de religiosos compuseram o roteiro. A professora Adriana Demite Stephani representou a direção do Câmpus e ressaltou a falta que Isabel fará por sua dedicação à educação e ao desvelado trabalho dedicado à UFT.

Em Arraias, várias músicas compuseram o culto ecumênico no auditório do Câmpus (Foto: Divulgação)Em Arraias, várias músicas compuseram o culto ecumênico no auditório do Câmpus (Foto: Divulgação)

Em Miracema, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (8), o legado deixado por Isabel também foi lembrado, não apenas nas palavras de religiosos de diversas matizes (católica, evangélica, umbanda e espírita), mas também nas leituras de sua trajetória e depoimentos dos participantes. A influência do ipê, sua referência de força e beleza também foram relembrados durante a cerimônia, realizada no auditório do Câmpus. Uma muda de ipê foi plantada em frente ao prédio principal do Câmpus, em homenagem a Isabel Auler.

Muda de ipê plantada em homenagem a Isabel Auler, no Câmpus de Miracema (Foto: Rodrigo Mamédio/Divulgação)Muda de ipê plantada em homenagem a Isabel Auler, no Câmpus de Miracema (Foto: Rodrigo Mamédio/Divulgação)

Em Tocantinópolis, a direção do Câmpus emitiu um comunicado para todos os servidores - técnicos e professores - relembrando a data e a trajetória de Isabel Auler. Também destaca a importância como educadora e sua preocupação com as pessoas. "Mesmo em meio à correria do dia a dia é possível manter a interação com a pessoas", dizia a mensagem, ressaltando ainda o espírito amável, educado e de valorização do outro que Isabel Auler fazia questão de demonstrar.

Confira outras imagens das celebrações nos câmpus: