Página inicial > Últimas Notícias > Debate, poesia e música em calourada no Câmpus de Miracema neste sábado

Debate, poesia e música em calourada no Câmpus de Miracema neste sábado

Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 11h37 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 14h05

Debate, poesia, grafite, capoeira, música, feira de tatuagem, pintura indígena, malabares de fogo e  muita arte farão parte da programação da “Calourada Miracema - Sábado Cultural”, que ocorre no Câmpus de Miracema da UFT, neste sábado (06), a partir das 14h. O evento, que é uma realização do Diretório Acadêmico Alteridade em Parceria com a Direção do Câmpus de Miracema, é destinado a alunos, servidores e  toda a comunidade.

Arte com grafite também comporá a programação da Calourada Cultural deste sábado (Foto: Rodrigo Mamédio/Divulgação)Arte com grafite também comporá a programação da Calourada Cultural deste sábado (Foto: Rodrigo Mamédio/Divulgação)

A estudante de Serviço Social e membro do DA Alteridade, Lizi Cruz, explica que a iniciativa tem o intuito de tornar vivo e mais democrático o espaço que a universidade oferece. "Precisamos montar um local diferente, onde possamos nos expressar de maneiras diferentes e obter contato com múltiplas culturas e iniciativas artísticas. Para fugir um pouco dessa 'coisa' do ensino apenas em  sala de aula", ressalta.

Professor Soares apresentará o tema Filosofia e Religião, para debate (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)Professor Soares apresentará o tema Filosofia e Religião, para debate (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)Debate filosófico
O debate Filosofia e Religião com o professor da UFT, José Soares das Chagas, terá início às 14h no auditório do Câmpus e será a primeira atividade da Calourada. De acordo com o professor será  abordado o tema  Religião com uma perspectiva filosófica. "Embora tenhamos em vista a consciência religiosa concreta como normas, ritos, crenças e suas objetivações histórico-culturais, ater-nos-emos à consciência formal da religião. Pontuaremos as atitudes decorrentes, como a negação total da religião por parte da filosofia e da ciência e a aceitação total por parte da filosofia e de cientistas", explica.

O professor diz que a expectativa é de que haja um público bem plural. "Queremos contar com a participação de cristãos, pessoas de religiões afro, de religiões orientais, ateus, agnósticos e pesquisadores de outras áreas, para que desde o lugar provocativo da Filosofia possamos fazer um bom debate", conclui.

Poesia de Rua

O Centro de Convivências de Miracema também será  "ocupado" por arte e cultura, com o sarau Poesia de Rua que reunirá amantes da literatura, onde terão no espaço a oportunidade de apresentar as suas próprias criações poéticas ou declamar poesias de  outros poetas.

Momento da 2ª Edição do Poesia de Rua, realizado em Palmas, em março deste ano (Foto: Lizi Cruz/Divulgação)Momento da 2ª Edição do Poesia de Rua, realizado em Palmas, em março deste ano (Foto: Lizi Cruz/Divulgação)
O poesia de Rua, que realizou no último dia 29 de abril a sua terceira edição, em Palmas, é um evento criado pelo coletivo Poetas de rua  da Capital, com o objetivo de reunir escritores e fãs de versos na cidade e seu entorno. Em Miracema haverá arrecadação de alimentos visando a doação para famílias carentes da cidade.

Programação

• 14h - Debate: "Filosofia e Religião", com o professor Msc. José Soares das Chagas
    Local: Auditório
  • 15h30 - Pinturas Akwê-Xerente / Grafite
    Local: Centro de Convivência/Bloco I
  • 16h - Treino de Capoeira
    Local: Bloco Administrativo
  • 18h - Poesia de Rua
    Local: Centro de Convivências
  • 21h - Calourada
    Local: Centro de Convivências
  • Atividades paralelas: grafite, capoeira, música, feira de tatuagem, pintura indígena, malabares de fogo, Palco Aberto

Currículo

José Soares das chagas atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus de Palmas) e doutorando em Artes pelo Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre a Unesp e a UFT; tem projeto de pesquisa voltado para relação entre niilismo e arte na obra dramatúrgica, romanesca e filosófica do africano Albert Camus. É mestre em Filosofia pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia (Cmaf) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e possui Licenciatura Plena em Filosofia, adquirida por meio do Programa de Formação Pedagógica do CEUCLAR. Também é bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Social e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna, Filosofia contemporânea, Metafísica, Ética e Estética. Já atuou no Ensino Fundamental e Médio, lecionando Filosofia, Sociologia, Teologia e Religião.

marcador(es): Miracema,Home