Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 'Casa de vegetação' será inaugurada nesta terça no Câmpus de Palmas
Início do conteúdo da página
ENGENHARIA AMBIENTAL

'Casa de vegetação' será inaugurada nesta terça no Câmpus de Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 10h47 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2017, 11h25

Mais de dez espécies fazem parte do experimento na 'Casa de Vegetação' (Foto: Iracy Martins/Divulgação)Mais de dez espécies fazem parte do experimento na 'Casa de Vegetação' (Foto: Iracy Martins/Divulgação)Com o objetivo de verificar quais são as melhores espécies nativas para uso em recuperação de áreas de margens de córregos degradadas, será inaugurada nesta terça-feira (25), a partir das 16h, no Câmpus de Palmas, uma 'casa de vegetação' (viveiro). O projeto, denominado 'Águas no Brejo' é encabeçado pela professora Iracy Martins, do curso de Engenharia Ambiental, e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt).

Segundo a professora Iracy, o projeto atende o tripé ensino-pesquisa-extensão e fica na área localizada atrás do setor conhecido como Fazendinha, no câmpus da capital. Na área preparada para o projeto foram plantadas mais de dez espécies típicas do cerrado. "Estamos testando uma tecnologia importada, de Engenharia Natural, e servirá para recuperar margens de córregos degradadas; o projeto é para atender o Córrego Brejo Comprido, em Palmas", informa a professora.

Ainda segundo ela, o experimento é realizado utilizando diferentes substratos (solos) - como areia, vermiculita, terra preta, solo compactado - para verificar onde as plantas ficam melhor adaptadas e/ou brotam a contento. Iracy adiantou que também faz parte do projeto a criação de um córrego artificial no Câmpus de Palmas para que sejam efetuados testes com as espécies mais indicadas para a recuperação de margens degradadas.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página