Página inicial > Últimas Notícias > "A Universidade deve formar pessoas capazes de tocar o coração das outras pessoas", diz reitora na volta ao trabalho
Reencontro com a comunidade

Por Bianca Zanella | Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 19h46 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2017, 19h53

Em um reencontro com a comunidade universitária na semana em que retomou a rotina de trabalho após um afastamento de mais de 70 dias para tratamento de saúde, a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, afirmou que, mais que formar profissionais, a Instituição deve "formar pessoas capazes de tocar o coração das outras pessoas". A declaração veio com a voz embargada e em tom de agradecimento a alunos, professores e técnicos administrativos, em uma celebração ecumênica realizada no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) no fim da tarde desta terça-feira (18).

Emocionada de voltar à Universidade, reitora Isabel Auler reencontrou colegas e amigos no Cuica (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)Emocionada de voltar à Universidade, reitora Isabel Auler reencontrou colegas e amigos no Cuica (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)

"Eu agradeço todo o apoio que tenho recebido, toda a corrente de carinho e solidariedade que se formou, cada oração e cada mensagem enviada", fez questão de repetir a reitora, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no final do mês de janeiro, durante uma viagem de férias, e chegou a ficar 11 dias internada em Buenos Aires, Argentina, até ser transferida de volta a Palmas.

No ato celebrado como forma de agradecimento por sua recuperação, Isabel subiu ao palco do Cuica sob aplausos, acompanhada pelo filho, Renato Auler, e permaneceu na tribuna de honra atenta às palavras dos religiosos convidados para a cerimônia ecumênica, ao lado do vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato.

Momento musical e religioso

Malu Macêdo, do Centro Espírita Bezerra de Menezes e do Núcleo Espírita Paz e Luz, lembrou o sentimento de união que mobilizou a comunidade universitária em torno do inesperado acontecimento com a reitora e falou sobre a importância da gratidão. "Naquela ocasião, unidos em fé, nós pedimos pela sua recuperação. Hoje, também unidos em fé, nós agradecemos por isso".

O pastor evangélico Fabian Serejo Santana, da Igreja em Movimento, ressaltou o papel de líder da professora e a importância do seu legado. "Se a senhora exerce uma liderança nesta Instituição foi porque Deus permitiu assim, e certamente há um propósito de Deus para a senhora ainda estar aqui entre nós. Se Deus lhe deu a oportunidade de continuar a respirar, é porque ainda existe uma missão a se cumprir", disse.

O padre Luciano Zilli, pároco da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, destacou que a Universidade deve ser um motivo de orgulho para todos que dela fazem parte, e que deve ser um lugar de acolhimento. "A senhora acaba sendo uma mãezona aqui", brincou, dirigindo-se à reitora. "E eu sei o quanto ama esse trabalho que faz", completou. "Nós ainda temos muito o que rezar para pedir pela sua saúde, para que mantenha essa recuperação, e para agradecer. Temos também muito o que colaborar e demonstrar o quanto o seu trabalho é importante para nós", reiterou.

A cerimônia teve apresentações musicais com a participação do servidor e músico Wellyngton Teixeira e do Coral UFT em Canto, com a regência de Bruno Barreto.

Passagem simbólica

Apesar de Isabel já ter tido seu primeiro compromisso oficial neste retorno efetivo ao exercício da reitoria na segunda-feira (17) - uma reunião de gestão com o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, pró-reitores, diretores e assessores -, Bovolato fez no Cuica uma devolução simbólica do cargo à reitora.

"Tudo o que aconteceu nos deixou mais fortalecidos e deixou um grande aprendizado. Fica a lição de que a gente precisa refletir sobre as nossas posturas, sobre como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho e sobre como conduzimos nossas atividades profissionais. A lição de que a gente precisa dedicar tempo para cuidar da saúde e da nossa espiritualidade, não importa qual a nossa religião", ponderou o vice-reitor, que reforçou o agradecimento à equipe de gestão e à comunidade universitária: "a confiança e o espírito de colaboração foram fundamentais para que pudéssemos dar sequência ao que havia sido planejado, e eu espero não ter decepcionado", disse Bovolato, que entregou à Isabel um buquê de flores em nome de toda a Comunidade UFT.

Muito emocionada, Isabel contou aos presentes sobre como a experiência inesperada foi um marco e mudou sua vida. "Essa foi uma grande chance que Deus me deu, uma chance rara, e eu acho que preciso mostrar que aprendi a lição", disse a reitora. "Não foi fácil, não é fácil reconhecer as nossas limitações. A gente muitas vezes esquece disso e é complexo entender o verdadeiro sentido da vida, mas precisa lembrar que o mais importante é reconhecer as pessoas para além das suas competências profissionais, tratá-las com dignidade e dar a elas oportunidade de realização", refletiu Isabel, antes de concluir: "Eu acho que a Universidade foi um exemplo disso nesses 70 dias e eu estou aqui me comprometendo a aprender e a buscar ser mais humana e mais generosa todos os dias da minha vida".

A partir desta quarta-feira (19) Isabel dará sequência à rotina de trabalho em seu gabinete, embora continue em tratamento médico para evitar novos acidentes como o ocorrido em janeiro.