Página inicial > Últimas Notícias > Assembleia estudantil escolherá representantes para Fórum do Pnaes

Assembleia estudantil escolherá representantes para Fórum do Pnaes

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 12h05 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 08h47

Nesta segunda-feira (03), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) do Câmpus de Palmas, às 14h, ocorre  a assembleia estudantil que escolherá dois nomes de alunos para serem delegados responsáveis por representar os discentes do câmpus no Fórum do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação. Os câmpus de Araguaína, Arraias, Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Porto Nacional já escolheram os seus representantes em assembleias anteriores.

A representante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Alyne Soares, pontua que a participação da comunidade acadêmica é importante para o exercício da democracia no ambiente acadêmico. "No contexto de retrocessos em que estamos vivendo, sabemos que teremos que fazer escolhas quanto à assistência estudantil nas universidades, e acreditamos que toda comunidade acadêmica deva ter a autonomia de discutir estas políticas e definir prioridades", ressalta.

Os estudantes Alyne, Lopes e Castro (e) apontam parte dos anseios da comunidade acadêmica  (Foto: Arquivo Pessoal e Elini Oliveira/Dicom)Os estudantes Alyne, Lopes e Castro (e) apontam parte dos anseios da comunidade acadêmica (Foto: Arquivo Pessoal e Elini Oliveira/Dicom)
O estudante de Direito, Gustavo Lopes conta que uma parcela dos alunos da UFT não consegue se manter na universidade sem o apoio das políticas estudantis e, consequentemente, do Pnaes. "Neste momento político em que vivemos uma redução de gastos, é quando devemos ficar mais atentos sobre as verbas que são destinadas para os estudantes. É importante que participemos de assembleias e fóruns como este, onde somos os principais interessados, já que qualquer decisão nos afetará de alguma maneira", explica.

O estudante de Economia, Vitor Castro lembra que algumas demandas devem ser pautadas pelo estudantes na assembleia como a Bolsa Permanência, casas dos estudantes, restaurantes universitários e equipamentos essenciais à permanência dos estudantes nas instituições. Ele ressalta a necessidade do protagonismo estudantil nos ambientes de debates. "É necessário um maior número de alunos na Assembleia para que juntos possamos reivindicar a construção de um espaço de participação política e controle social dos estudantes na Universidade", pontua.

Sobre o Fórum

No dia 07 de abril os 14 alunos representantes dos sete câmpus da universidade  participarão  do Fórum de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFT junto com professores e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest). O tema central do encontro será o Direito ao Acesso e à Permanência dos Estudantes. De acordo com o pró-reitor Kherlley Caxias Batista Barbosa, o Fórum discutirá com os estudantes como é feita a destinação dos recursos do Pnaes, os programas e ações desenvolvidos pela Proest com o recurso e também irá debater a política de assistência estudantil, por exemplo, quais os programas mais importantes e relevantes para os estudantes neste momento.

Para o pró-reitor, o Fórum será como um passo adiante no fortalecimento  da instituição por representar uma garantia de recursos para os programas de apoio a alunos de baixa renda. "é importante para todos os estudantes e professores também perceberem o contexto atual político que a universidade passa. Por isso este fórum é necessário que tenha uma maior participação da comunidade acadêmica,  onde eles possam expressar os seus pontos vistas ese abrir para posições divergentes, aumentando assim a prática democrática das discussões sobre o orçamento destinado a instituição", afirma.

Plano Nacional de Assistência Estudantil

O Pnaes apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Entre os serviços oferecidos ao aluno estão a concessão de bolsas, assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

marcador(es): Palmas,Home