Página inicial > Últimas Notícias > Campanha do Hospital de Doenças Tropicais reafirma princípios de conduta, sigilo e ética no atendimento
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 15h22 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2017, 08h36

Disseminar informações relacionadas à conduta dos colaboradores, sigilo de informações e ética profissional, bem como fortalecer a cultura da confidencialidade e manter um ambiente seguro e confortável para os usuários são as premissas que motivaram a implementação da campanha “Conduta, Sigilo e Ética do HDT-UFT”, lançada na terça-feira (28) para o público interno do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína. O hospital é vinculado à Empresa Brasileira de de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Estou imensamente feliz com a iniciativa da campanha, que surgiu de forma descentralizada, dos próprios colaboradores, isso mostra que estamos no caminho certo, esse cuidado nos diferencia de sermos apenas uma instituição assistencial”, disse o superintendente da unidade, José Pereira Guimarães Neto, que lembrou ainda a importância do impacto deste projeto na formação dos estudantes, “temos o dever de sermos protagonistas desse processo de aprendizado dos alunos, visto que somos um hospital universitário e estamos formando pessoas aptas profissionalmente”, concluiu.

Lançamento da campanha
Na ocasião, o ouvidor Edy César, fez uma abordagem a respeito do assunto, trazendo a reflexão com relação ao que é ético e moral, com enfoque na deontologia. "Falamos sobre o que é fazer o correto e de alguma maneira essa pergunta marcou a história da filosofia, sobre a importância da ética na construção de um mundo melhor”, explicou.

Já o chefe do setor jurídico, Josean Sousa enfatizou a importância dos códigos de ética na prática diária do hospital. “As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais e as pessoas que dependem deles. Há aspectos não previstos especificamente que fazem parte do compromisso do profissional com a ética, que independente de receber elogios, faz a coisa certa”, comentou.

Para o técnico em enfermagem, Danilo Santos que trabalha direto na assistência, essa campanha é muito válida, “agora precisamos colocar em prática em nosso dia-a-dia e torcer para que todos tenham essa consciência”, disse.

Sobre a campanha

Após levantamento das principais dificuldades encontrados na rotina de trabalho nos setores, tando assistenciais como administrativos, foram definidos conjuntamente os dez princípios do bom atendimento:
1.Nunca revele a identidade dos usuários do hospital em ambiente extra hospitalar;
2.Trate os pacientes com respeito e cordialidade;
3.Não passe informações de usuários por telefone, oriente para que a solicitação ocorra formalmente entre os serviços;
4.Não tire fotos ou faça vídeos no ambiente hospitalar;
5.Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado;
6.O sigilo é a peça chave do nosso trabalho;
7.Respeite os avisos nas portas;
8.Não comente informações sobre os usuários com quaisquer profissionais que não estejam envolvidos no cuidado;
9.Utilize o nome social dos usuários durante os atendimentos, quando for o caso;
10.Não indagar a vida pessoal ou o tratamento de algum usuário em público.

A campanha tem ainda um outro viés, que pretende melhorar a imagem do hospital, visto que trata de doenças infectocontagiosas e parasitárias, enfermidades historicamente estigmatizadas pela sociedade. Para isto, foram produzidas peças publicitárias com objetivo de divulgar os serviços/especialidades ofertados pelo HDT/UFT, a identidade do hospital (missão, visão e valores), bem como as questões éticas relacionadas à campanha ao público externo.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home