Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT FM completa um ano com programação diversificada
Início do conteúdo da página
COMEMORAÇÃO

UFT FM completa um ano com programação diversificada

Por Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 23h30 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 00h04

Quando o assunto é programação a UFT FM tem para todo gosto, isso porque em agosto de 2016 foi lançado o primeiro edital de Programas Especiais da UFT FM, que por meio de uma seleção criteriosa escolheu programas que trouxessem aos ouvintes uma pluralidade de ideias.

Programa Expressões recebe os músicos tocantinenses para discutir o cenário musical do estado (Foto: Maria Eduarda Ferraz/Acervo Dicom)Programa Expressões recebe os músicos tocantinenses para discutir o cenário musical do estado (Foto: Maria Eduarda Ferraz/Acervo Dicom)

O programa Café com Livro, por exemplo, traz entrevistas com autores de livros publicados pela Editora da UFT, a EdUFT. Para quem gosta ou tem curiosidade em conhecer mais sobre a história do rádio o programa Na memória do rádio, com o jornalista Cláudio Paixão, resgata fatos, personalidades e canções que marcaram a história do Brasil, em um formato de radiodocumentário.

Para Paixão, a produção de programas especiais é uma experiência bem bacana, que permite ampliar a grade de programação da UFT FM de uma maneira muito democrática, dando voz a quem quer falar alguma coisa, com diferentes visões sobre diferentes assuntos. “Por meio do programa que apresento, torno público todo o acervo que tenho da historia do rádio brasileiro, com isso, já foi possível conhecer muitas coisas desde a década de 40, ouvir vários gêneros como radionovelas, programas musicais e humorísticos. Para mim é uma experiência incrível de me comunicar e de falar com os ouvintes fieis da emissora”, destaca ele.

Outro programa que resgata boas lembranças, mas neste caso relacionados às melodias é o Olhares Musicais, produzido pelo professor Wilson Rogério dos Santos e pelos alunos da matéria História da Música Brasileira dentro do Curso de Educação do Campo, no Câmpus de Arraias. O programa resgata canções e gravações históricas da música popular brasileira de artistas como Pixinguinha, Gilberto Gil e a galera do Clube da Esquina. Para quem gosta de curtir novidades do cenário musical brasileiro e ainda ficar por dentro da agenda cultural do estado, seu programa certo é o Sonoridade com Gabriel Dias e Jaqueline Moraes.

Gravação do programa MP Explica, um dos parceiros da UFT FM (Foto: Arquivo Ascom/MPE)Gravação do programa MP Explica, um dos parceiros da UFT FM (Foto: Arquivo Ascom/MPE)

Quando o assunto é serviço, o programa MP Explica não pode ser esquecido, pois por meio de um bate-papo são tratados temas relacionados aos direitos e a cidadania da população. Para se ter uma ideia, o MPE foi a única instituição do Sistema de Justiça selecionada para integrar a grade de programação da rádio. “Isso garantiu espaço para que os direitos do cidadão fossem colocados em debate, em discussões que tiveram a participação de especialistas do quadro do próprio MPE, da sociedade civil e de outras instituições. O programa é uma excelente oportunidade para o público conhecer seus direitos e para o Ministério Público aproximar-se um pouco mais dos tocantinenses. Esperamos renovar essa parceria”, destaca Alayla Milhomem, chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Tocantins.

 

Interprogramas

E quem pensa que é só isso está enganado. Os interprogramas, também frutos do Edital de Programas Especiais, estão inseridos em toda nossa programação em pequenos drops de um a cinco minutos. Entre eles está o Conhecendo o Tocantins, sob responsabilidade do curso de Gestão em Turismo na UFT, que dá dicas e informações sobre turismo, cultura, gastronomia e entretenimento no estado; já o Estação Literária leva ao público temas que estão sendo abordados nas publicações acadêmicas da EdUFT.

Ainda relacionado à cultura tem o Giro Cultural, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), com a estratégia de divulgar e valorizar as produções artísticas e culturais que já estão sendo executadas na UFT; o Tocantinidade, com a jornalista Camila Soares, apresenta aos ouvintes da Rádio UFT FM as principais manifestações e tradições culturais do estado do Tocantins.

Já quando o tema é saúde são os enfermeiros Paulo Vitor e Carolina Freitas que comandam o Saúde no Rádio, informando aos ouvintes de forma leve e dinâmica informações com o intuito de conscientizar e alertar o público sobre a prevenção e tratamento de doenças.

 

Programação local

Para além das programações externas à instituição tem ainda a programação jornalística de produção própria com o Minuto UFT, boletim com as principais notícias do dia, que vai ao ar de hora em hora na programação da UFT FM, produzido pela equipe de jornalismo da emissora; e o Entrevista da 11h, programa diário de entrevistas curtas e diretas, sempre abordando um assunto diferente - de Cultura a Política, de Saúde a Educação.

A UFT FM conta com uma programação jornalística diária (Divulgação UFT FM)A UFT FM conta com uma programação jornalística diária (Divulgação UFT FM)

Outro programa semanal que tem dado o que falar é o Expressões, conduzido pela jornalista Marluce Zacariotti, que aborda assuntos em destaque na semana, promovendo um debate com convidados especialistas na área. Já o Universidade em Destaque mostra de forma clara e dinâmica para a sociedade tudo que acontece na UFT, relacionado à pesquisa, extensão e educação.

 

Parceria

A UFT FM também abriu espaço para o curso de Jornalismo da Universidade, que veicula semanalmente o programa experimental desenvolvido pelos alunos do curso, o Calangos.

Toda essa programação pode ser conferida ao vivo sintonizando na freqüência 96,9 e pelo site www.uft.edu.br/radio. Caso você queira rever algum programa que já foi ao ar basta clicar aqui.

 

Leia mais:

 

registrado em:
marcador(es): Rádio,Home,UFT FM
Fim do conteúdo da página