Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Escritas Sociais estimula pesquisa e produção textual
Incentivo

Prêmio Escritas Sociais estimula pesquisa e produção textual

Por Bianca Zanella | Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 12h02 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 16h39

Foi realizada nesta quarta-feira (15), no Câmpus de Porto Nacional da UFT, a entrega do I Prêmio Escritas Sociais. Promovido pelo curso de bacharelado em Ciências Sociais, a premiação destacou textos produzidos por estudantes de graduação com o tema "Democracia e Direitos Sociais", e homenageou, nesta primeira edição, o sociólogo e político Alberto Guerreiro Ramos. Os três primeiros colocados foram premiados com valores entre R$ 626 e R$ 126, pagos com recursos do câmpus.

A estudante de Direito, Izadora Muniz, lê seu texto vencedor do Prêmio Escritas Sociais (Foto: Antônio Filho)

"Eu acho que esse prêmio é uma forma da UFT, através do Curso de Ciências Sociais, dizer que o estudante de graduação pode produzir, tem capacidade de produzir e sistematizar o conhecimento, e de ser reconhecido por essa produção", disse a estudante do Curso de Direito, Izadora Muniz, que conquistou a primeira colocação com um texto abordando as questões raciais no contexto brasileiro. Para ela, o prêmio é uma forma de incentivar os alunos a desenvolverem a pesquisa e a extensão juntamente com o processo de ensino. "É um estímulo à leitura, também. Afinal, ninguém escreve sem ler", ressalta estudante.

Sérgio Andrade, do Curso de Relações Internacionais, que ficou em terceiro lugar com um texto onde relaciona direitos sociais e desenvolvimento econômico, diz que a premiação contribui para o desenvolvimento das próprias habilidades. "Eu venho de um colégio de Ensino Médio que não incentivava você a pensar[...]. Era simplesmente você fazer as coisas para entrar no vestibular e pronto, e a primazia era sempre para a parte de matemática, de física... Então você tinha um pensamento muito quadrado. Agora na Universidade eu vejo essa oportunidade de escrever e conseguir desenvolver minha escrita bem, e acho que há um estímulo muito grande para continuar fazendo isso, que é uma coisa que me chama atenção e que eu estou tendo reconhecimento", comentou.

Os textos selecionados, juntamente com um artigo sobre o homenageado Guerreiro Ramos e a conjuntura política atual, de autoria do professor Marcelo Cleto, foram compilados em um livreto, disponível para download aqui.

O evento de entrega do I Prêmio Escritas Sociais também marcou o início da gestão do professor Marcelo Brice como coordenador do Curso de Ciências Sociais de Porto Nacional. Ele substitui o professor André Demarchi na função, e deve permanecer no cargo por dois anos.

Brice, que foi um dos idealizadores do prêmio junto com outros professores, afirma que um dos objetivos do "Escritas Sociais" é estimular o pensamento crítico, a pesquisa e a produção textual entre os estudantes, não apenas de Ciências Sociais, mas também dos demais cursos de graduação. Por isso, a iniciativa deve ter continuidade com uma segunda edição prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano. "A intenção é buscarmos parcerias para ampliar o prêmio, envolvendo também as escolas de Ensino Médio", antecipou ele.

Vencedores do I Prêmio Escritas Sociais

1º Lugar: Izadora Nogueira dos Santos Muniz (Curso de Direito)
Texto: “O que desmente esse país: quando raça importa”

2º Lugar: Matheus Silva Falcão (Curso de História)
Texto: “Ecos da Transformação”

3º Lugar: Sérgio Felipe Hermínio Andrade (Curso de Relações Internacionais)
Texto: “Ultimato”

>>> Baixe aqui o livreto com os textos premiados.