Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > II Encontro de Formação Política de Militância Universitária inicia nesta quinta-feira
Início do conteúdo da página
Porto Nacional

II Encontro de Formação Política de Militância Universitária inicia nesta quinta-feira

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 21h33 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2017, 15h18

Com o objetivo de estimular a discussão sobre temas como formação política, representação estudantil, feminismo, diversidade e sexualidade, preconceito racial e outros, começa nesta quinta-feira (16) e segue até domingo (19), no Câmpus de Porto Nacional da UFT, o II Encontro de Formação Política e Militância Universitária (II EFPMU). A programação inclui palestras, debates, oficinas e atividades culturais.

O evento é organizado por acadêmicos do câmpus. Segundo o professor Marcelo Brice, do curso de Ciências Sociais, a proposta é fomentar a participação dos acadêmicos nos meios sociais e políticos, a fim de que os estudantes sintam-se empoderados no meio acadêmico e na sociedade.

O Movimento estudantil, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a inclusão e permanência de estudantes quilombolas, indígenas, campesinos e surdos, bem como o combate às opressões dentro dos espaços universitários do ponto de vista dos movimentos feminista, negro e LGBT são alguns dos temas a serem discutidos.

 

Programação

Quinta-feira (16)

18h - Mesa de Abertura (Auditório do Bloco 3)
Participantes: George França (Diretor do Câmpus de Porto Nacional); Hugo Juinio (Comissão Organizadora do I EFPMU - Arraias); Sara Lima (Comissão Organizadora do II EFPMU); Marcelo Brice (Professor do Colegiado de Ciências Sociais, Câmpus de Porto Nacional)

19h - A Importância da Atuação do Movimento Estudantil no Atual Contexto Nacional
Gabriela Barboza (Anel); Vitor Castro (Viração do Araguaia); Representante do Campo Popular da UNE; Alyne Soares (Para Tod@s); João Pedro Claret (UDA)

22h - Lanche - Refeitório

23h - Momento Cultural - Hall de Entrada

 

Sexta-feira (17)

08h - Café da Manhã - Refeitório

09h - Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes): Dimensões e Desafios (Auditório do Bloco 3)
Prof. Dr. Kherlley (Pró-reitor de Assuntos Estudantis); Joice Viana (Casa do Estudante de Porto Nacional); Lucas Gabriel (Presidente do DA Pedro Tierra - Câmpus de Porto Nacional ); Vinicius Barreto (Daca)

12h - Almoço - Refeitório       

14h - Inclusão e Permanência de Estudantes Quilombolas, Indígenas, Campesinos e  Surdos (Auditório do Bloco 3)
Drª Vera Manduca (Professora do colegiado de Geografia do Câmpus de Porto Nacional); Jeferson dos Santos (Quilombola da comunidade Lagoa da Pedra e acadêmico da UFT - Câmpus de Arraias); Mairu Kuady (Acadêmico Indígena da UFT - Câmpus de Porto Nacional);  Representante da juventude do campo; Pablo (Acadêmico de Libras da UFT - Câmpus de Porto Nacional)

16h - Oficinas Temáticas (Salas do Bloco 3)

18h - Janta - Refeitório

19h - Cine Debate: Araguaia Conspiração do Silêncio - Hall de Entrada

23h - Momento Cultural - Hall de Entrada

 

Sábado (18)

09h - Escolas de Pensamento Político e Econômico (Auditório do Bloco 3)
Prof. Dr. Marcelo Cleto (Colegiado de Ciências Sociais - Câmpus de Porto Nacional); Prof. Dr. Édi Benini (Colegiado de Administração - Câmpus de Palmas)

12h - Almoço - Refeitório

14h - Tour pelos pontos históricos da cidade de Porto Nacional (Neucidades)

18h - Janta - Refeitório

19h - Combate às Opressões dentro dos Espaços Universitários: Movimentos Feminista, Negro e LGBT (Auditório do Bloco 3)
Amanda Teixeira (Núcleo Nina Simone - MMM); Bianca Pereira (Projeto Encespa e militante da MMN); Brendhon Andrade (Mudas)  

23h - Momento Cultural - Hall de Entrada

 

Domingo (19)

08h - Café da Manhã - Refeitório

09h - Importância da Formação Política para o Movimento Estudantil: Perspectiva Estadual e Histórica (Auditório do Bloco 3)
Jeany Aguiar (Primeiro presidente do DCE/UFT); Prof. Dr. Gleys Ramos (Colegiado de Relações Internacionais - Câmpus de Porto Nacional); Vitor Castro (Núcleo de Debate e Formação Política e de Militância Universitária da UFT)

11h - Encerramento (Auditório do Bloco 3)

12h - Almoço - Refeitório       

 

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página