Página inicial > Últimas Notícias > Mais da metade dos servidores ainda precisam realizar a Avaliação de Desempenho
Até o dia 16

Mais da metade dos servidores ainda precisam realizar a Avaliação de Desempenho

Por Bianca Zanella | Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 11h50 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2017, 12h06

Avaliação de Desempenho (Arte: Divulgação)Cerca de 500 servidores - mais da metade dos 938 que devem realizar a primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2017 na UFT - ainda não concluíram a autoavaliação, avaliação de colegas da equipe e da chefia imediata. O prazo para o preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet termina nesta quinta-feira, 16 (acesse aqui).

Realizada anualmente, a Avaliação de Desempenho é o instrumento utilizado na concessão de progressão por mérito aos servidores administrativos. Além dos técnicos, docentes da Instituição que ocupam funções administrativas também participam do processo, regulamentado pela Resolução n° 04/2014 do Conselho Universitário (Consuni) e pela Instrução Normativa n° 02/2016 da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep).

Pela metodologia, o desempenho dos servidores é calculado considerando indicadores como qualidade do atendimento, comprometimento institucional, assiduidade, conhecimento técnico, zelo pelo patrimônio público, organização, relacionamento interpessoal, equilíbrio comportamental, iniciativa etc. No caso servidores em funções de chefia, também são avaliados quesitos como negociação, liderança, delegação, planejamento e capacidade de decisão. As notas são atribuídas em uma escala de 0 a 10, de "insuficiente" a "excelente".

Para a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Erica Dantas, a avaliação deve ser realizada não apenas como um procedimento administrativo de rotina, mas aproveitada como um momento para reflexão e feedback entre chefias e subordinados. "É uma oportunidade para os setores analisarem seus resultados e para que cada servidor procure identificar onde e como pode melhorar no ambiente profissional", afirma.

"Além de servir para a progressão por mérito, a avaliação de desempenho é importante para subsidiar a política de desenvolvimento humano da Universidade e programas de capacitação e de dimensionamento de pessoal", ressalta ela.

A partir do dia 17, será a vez dos ocupantes de cargos de chefia avaliarem seus subordinados. Os resultados da avaliação devem ser divulgados no dia 3 de abril e homologados até o dia 8 do mesmo mês, após o período de recursos.

• De 1º a 16 de março - autoavaliação, avaliação da equipe e da chefia imediata
  • De 17 a 31 de março - avaliação dos técnicos-administrativos pela chefia imediata
  • 3 de abril - divulgação dos resultados individuais das avaliações
  • De 3 a 8 de abril - homologação ou interposição de recursos