Página inicial > Últimas Notícias > Curso de extensão em Miracema traz técnicas pedagógicas para discutir política
Poesia, prosa e teatro

Curso de extensão em Miracema traz técnicas pedagógicas para discutir política

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 16h25 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2017, 16h26

Com o tema "O golpe Congressual, a Nova Ditadura e a Luta Popular", o professor aposentado da UFMG, Romeu Sabará, ministrou curso de extensão para estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Miracema. A programação ocorreu entre os dias 9 e 11 de março no auditório do Câmpus.
Palestra tem a participação da Comunidade Acadêmica. Foto_ Rodrigo Mamédio

Sabará destacou que a experiência de levar este curso era inédita. Com isso, a UFT foi a primeira universidade pública no Brasil a receber este tipo de atividade. Segundo ele, é uma técnica que deve ser utilizada por profissionais: assistentes sociais, pedagogos, professores de letras, psicologia e ciências humanas. "É uma técnica de trabalhar o texto em prosa e verso para desenvolver oficinas pedagógicas de poesia, prosa e teatro. E assim discutir questões de alienação, seja ela religiosa, política e sobre a mulher. Além de discutir também questões sobre a corrupção", frisou Sabará.

O estudante de graduação em Serviço Social, Jonatan Martins, participou do curso de extensão e destacou o quanto a experiência foi enriquecedora para os participantes. “Através de oficinas pedagógicas de prosa, poesia e teatro, pudemos aprender a conjuntura política e social pela qual o país atravessa e reforçar a importância da comunidade acadêmica dialogar com os movimentos sociais”.

O estudante Wellington Macedo, também do curso de Serviço Social, completou que a metodologia foi instigante. “Foi um importante momento de reflexão sobre a atual conjuntura brasileira em um contexto pós-impeachment. E para que fossem abarcadas tais reflexões, o professor Romeu utilizou de uma metodologia bem interessante que instigou a participação de todos. Além de momentos reflexivos, proporciona interação e entretenimento no meio acadêmico”.

Os participantes receberão certificação de 30 horas de extensão. Romeu Sabará é autor de diversos livros sobre o tema.

Obras escritas pelo professor aposentado Romeu Sabará. (Foto: Rodrigo Mamédio)

marcador(es): Miracema,Home