Página inicial > Últimas Notícias > Entrega do Prêmio Escritas Sociais ocorre nesta quarta-feira em Porto Nacional
Pensamento Crítico

Entrega do Prêmio Escritas Sociais ocorre nesta quarta-feira em Porto Nacional

Por Bianca Zanella | Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 19h02 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 12h24

Prêmio Escritas Sociais (Arte: Wesley Farpa, Divulgação)Prêmio Escritas Sociais (Arte: Wesley Farpa, Divulgação)O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais do Câmpus de Porto Nacional da UFT realiza nesta quarta-feira (15) a entrega do I Prêmio Escritas Sociais. O evento, que será realizado às 19h no Centro de Convivência Central do Câmpus, também marca a troca de gestão da coordenação do curso, com a passagem do cargo de coordenador do professor André Demarchi para o professor Marcelo Brice.

Homenageando o político e sociólogo baiano Alberto Guerreiro Ramos, a primeira edição do prêmio Escritas Criativas foi lançada no final de 2016 e reuniu cerca de 20 textos elaborados por estudantes de graduação sobre a temática "Democracia e Direitos Sociais". "Como uma primeira iniciativa a experiência foi muito positiva porque conseguimos ampliar a visibilidade do Curso de Ciências Sociais, que era um dos nossos objetivos, além de envolver estudantes de outros cursos e estimular a produção de textos nesse formato que busca uma discussão mais aprofundada", comentou o novo coordenador do curso e um dos idealizadores da premiação, professor Marcelo Brice.

A questão racial no Brasil, o desenvolvimento das relações fabris em sociedades urbanizadas e industrializadas, e as dinâmicas sociais inseridas na lógica de desequilíbrio entre direitos sociais e desenvolvimento econômico são alguns dos temas abordados nos textos premiados, discutidos à luz da teoria de Guerreiro Ramos.

"A escolha de Alberto Guerreiro Ramos como homenageado ocorreu porque apesar das suas importantes contribuições para a consolidação da sociologia geral ele é um autor ainda pouco conhecido, que não tem uma dimensão de clássico e que precisa ser alavancado", destaca Brice, ressaltando como o pensamento do sociólogo dialoga com a contemporaneidade brasileira. "A teoria sociológica combinada com temas tipicamente brasileiros, voltada para as questões do desenvolvimento econômico, é importante para pensarmos as relações políticas atuais, com suas desigualdades, contradições e incongruências", comentou.

Como destaca Cleto no texto sobre a contribuição intelectual do autor homenageado, "a teoria social e política da sociedade brasileira desenvolvida por Guerreiro Ramos descreve o movimento nacional, problematizando as correntes ideológicas proeminentes na cena política, o papel das elites e sua articulação na manutenção de sua hegemonia".

Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro que vão de R$ 626 a R$ 126, pagos com recursos do câmpus.

Os textos selecionados, juntamente com um artigo que relaciona a trajetória teórica do homenageado com a conjuntura política atual, de autoria do professor Marcelo Cleto, foram reunidos em um livreto que será distribuído gratuitamente no evento e também está disponível para download aqui.

Segundo Brice, o prêmio Escritas Sociais deve ter continuidade com uma segunda edição prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano. "A intenção é buscarmos parcerias para ampliar o prêmio, envolvendo também as escolas de Ensino Médio", antecipa o professor.

Conheça os vencedores:

1º Lugar: Izadora Nogueira dos Santos Muniz (Curso de Direito)
Texto: “O que desmente esse país: quando raça importa”

2º Lugar: Matheus Silva Falcão (Curso de História)
Texto: “Ecos da Transformação”

3º Lugar: Sérgio Felipe Hermínio Andrade (Curso de Relações Internacionais)
Texto: “Ultimato”

>>> Baixe aqui o livreto com os textos premiados.