Página inicial > Últimas Notícias > Livro aborda a funcionalidade da pessoa idosa no domicílio em situação de fragilidade
TOCANTINÓPOLIS

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 18h54 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 19h01

Um convite à reflexão sobre o perfil clínico funcional da pessoa idosa quando em situação de fragilidade e atendida por programas de fisioterapia brasileiros. Este é o mote do livro lançado pelo professor do curso de Educação Física do Câmpus de Tocantinópólis, Adriano Filipe Barreto Grangeiro.

Segundo o professor e autor, "o livro é fruto do trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado em Saúde do adulto e da criança, com linha de pesquisa nos aspectos clínicos e funcionais do envelhecimento humano". A obra destaca e demonstra a necessidade e a importância de se prolongar e melhorar a qualidade de vida dos idosos através da ampliação de programas domiciliários com assistência interdisciplinar para o grupo etário.

Da conclusão da obra extrai-se que fica evidente que os idosos que utilizam serviços fisioterapêuticos tanto particulares quanto públicos estão vivenciando um envelhecimento marcado pela alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, evoluindo com perda funcional e predominância para o sexo feminino.

Pesquisas sobre envelhecimento em Tocantinópolis
Grangeiro é professor do curso de Educação Física no Câmpus de Tocantinópolis (Foto: Divulgação)Grangeiro é professor do curso de Educação Física no Câmpus de Tocantinópolis (Foto: Divulgação)Grangeiro atua no Câmpus na docência e também coordenando o Grupo de Estudos sobre Envelhecimento Humano juntamente com a professora Fabíola Andrade. Alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia também integram o grupo.

Várias pesquisas e estudos estão sendo desenvolvidos por meio da linha de pesquisa 'estudos interdisciplinares em envelhecimento'. "Pretende-se desenvolver estudos voltados para o envelhecimento humano no Estado do Tocantins, inserido no contexto da Amazônia Legal, pois existe escassez de trabalhos na área da Geriatria e Gerontologia". conta o professor, que foi também aprovado recentemente para o doutorado em Gerontologia, na Universidade Católica de Brasília. Segundo ele, o curso vai permitir a qualificação para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Gerontologia.

Ficha Técnica:

Livro: Funcionalidade da Pessoa Idosa no Domicílio em Situação de Fragilidade - Capacidade Funcional do Idoso em Programas de Fisioterapia Domiciliar do Setor Público e Privado do Nordeste Brasileiro
Autor: Adriano Filipe Barreto Grangeiro
Números de páginas: 92