Página inicial > Últimas Notícias > Ações movimentam os câmpus de Porto Nacional, Arraias e Palmas
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ações movimentam os câmpus de Porto Nacional, Arraias e Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 18h21 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 18h13

Dando continuidade às programações do Dia Internacional da Mulher, no Câmpus de Porto Nacional foram realizadas atividades envolvendo estudantes, professoras, técnicas administrativas e terceirizadas. Organizadas pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) do Câmpus as mulheres participaram de ações como demonstração e exposição de produtos de maquiagem e beleza, palestra sobre terapia naturalista e iridologia, sessão de cinema e momento de descontração.

Manifestação das mulheres em Porto Nacional (Foto:Fabiana Scoleso)
Professoras e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Relações Internacionais, juntas às técnico-administrativas da UFT, entre outras mulheres da cidade, participaram da greve geral das mulheres na Praça Centenário. Na ocasião, além de cartazes informativos, uma carta aberta à sociedade portuense foi assinada por todos os manifestantes presentes e entregue ao vice-prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel. No conteúdo da carta, as mulheres relembram a desigualdade de gênero e episódios de violência contra as mulheres ocorridos no município. Com isso, as mulheres requerem mais ações e políticas públicas para as mulheres.

Arraias
marcha-mulheres-arraias (3).jpg (Foto: Divulgação)Em Arraias, ainda no dia 8 de março, ocorreu a  Marcha das Mulheres (estudantes, professoras e mulheres da comunidade) saindo do Câmpus no setor Buritizinho em direção ao centro da cidade. A ação fez parte da mobilização no Câmpus em função do Dia Internacional da Mulher.
Com faixas e cartazes, as mulheres também proferiram mensagens alusivas às mulheres e seu papel na sociedade arraiana. A Marcha foi idealizada pela professora Maria Aparecida de Matos, por meio do Oorum Obirim - Coletivo de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins em parceria com as coordenações de cursos e associações culturais que representam comunidades quilombolas do sudeste tocantinense.

Palmas
sarau-mulheres-palmas (1).jpeg (Foto: Divulgação)Na capital, a mobilização feminina em função da data teve, no dia 8 de março, roda de conversa sobre os direitos da mulher e também sobre a questão previdenciária e aposentadoria. As mulheres também sairam em passeata pelas ruas de Palmas até o centro da Capital.

À noite, no hall da Biblioteca Central no Câmpus de Palmas foi realizado um sarau feminista.

Confira outras imagens das ações relacionadas com o Dia Internacional da Mulher na galeria abaixo: