Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos visitam projetos sociais em Miracema

Acadêmicos visitam projetos sociais em Miracema

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 16h17 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 12h53

Os acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Miracema, matriculados na disciplina de Oficina de Projetos Sociais do Curso de Serviço Social, participaram, na manhã desta quinta-feira (09), de uma Visita Técnica ao Projeto de Horta Hidropônica (em construção) e à Associação Aliança para um Futuro Melhor (Aliar), instituição que presta serviços de assistência, formação, geração de renda, recuperação de dependentes químicos, prevenção e ressocialização na cidade de Miracema. A Associação Aliar existe desde 2012 e tem sido uma das entidades que se destacam no município e entre a comunidade local.

De acordo com a docente da disciplina de Oficina de Projetos Sociais, Maryvalda Melo, "a aula de campo se dá em razão dos alunos conhecerem a realidade dos projetos sociais que existem no nosso município, bem como aprenderem as etapas e as dificuldades encontradas, desde a elaboração até a fase final", explica. Ainda de acordo com Maryvalda, "os acadêmicos foram convidados a construir, ao longo do semestre, projetos sociais voltados à atender uma determinada demanda social, e que a visita a estes locais, para conhecer como funciona e como se deu a criação do projeto social, contribuirá bastante, por isso, a importância da visita técnica", ressalta.

A primeira parada da visita técnica ocorreu na sede da Associação Aliar, quando os acadêmicos foram recepcionados pela coordenadora administrativa, Claúdia Jorge, que explicou como surgiu a entidade, as dificuldades e os projetos em curso no município de Miracema. Ela ressaltou que a Associação busca apoio junto à Gestão do Município para a criação e implantação de Projetos Sociais. De acordo com levantamentos da Associação, Miracema necessita de muitos Projetos voltados à população, pois existem muitos problemas sociais ligados às diferentes questões", diz a Coordenadora.

A visita continuou na Horta Hidropônica, ainda em construção, situada no setor Novo Horizonte em Miracema e, por último, os acadêmicos foram ao Projeto de Agricultura Familiar, conhecer a plantação de mandioca, que fica à 8 km de Miracema, próximo da Fazenda Providência. De acordo com a Coordenadora, Cláudia Jorge, tanto a horta quanto a plantação de mandioca, visa atender aos municípios de Miracema, Miranorte e Tocantínia. Principalmente as escolas e o comércio destas cidades.

marcador(es): Miracema,Home,Serviço Social