Página inicial > Últimas Notícias > Química Ambiental é uma das 46 opções no Processo Seletivo Complementar
Gurupi

Química Ambiental é uma das 46 opções no Processo Seletivo Complementar

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 17h30 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 17h34

Muitos estudantes ficam em dúvida na hora de decidir qual graduação irão fazer. Por isso, é importante que o candidato ao se inscrever a uma vaga, conheça melhor sobre a formação ofertada pela universidade. Para os alunos que ainda não conseguiram a aprovação em um curso, saibam que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) está disponibilizando 771 vagas para 46 opções de graduação por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017 (inscrições aqui).

Um desses cursos ofertados é Química Ambiental, no Câmpus da UFT em Gurupi. Criado em 2007, o curso - que é o único ofertado no Tocantins - seleciona agora mais 25 alunos para as vagas remanescentes, sendo 11 para ampla concorrência, duas para indígenas e outras 12 reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas nas categorias de cotas previstas pela Lei 12.711/2012.

De acordo com o professor Lucas Samuel dos Santos, coordenador do curso de Química Ambiental, a graduação visa formar profissionais habilitados a trabalhar em indústrias, laboratórios de análises e órgãos públicos, dentre outros. "Ao longo de nove semestres o aluno tem a oportunidade de aprender tanto sobre a área de química quanto sobre aspectos ambientais, como nas disciplinas de Química das Águas e Ecologia. Nossos egressos têm conquistado muito espaço no meio acadêmico e no mercado de trabalho. A grande novidade é o início do nosso Programa de Mestrado em Química, mais uma oportunidade que nossos alunos terão quando finalizar a graduação,” ressalta.

Gabriela Nunes, acadêmica do 4º semestre de Química Ambiental, é uma das estudantes que escolheu o curso para sua formação. "Até a realização das provas do Enem não sabia qual curso gostaria de fazer. Então, decidi olhar as grades das graduações ofertados pela UFT e, de primeira, as matérias do curso de Química Ambiental me chamaram a atenção; pesquisei sobre as áreas de trabalho e vi quantas oportunidades essa carreira poderia me oferecer; aí decidi que seria esse o curso", explica.

Já Helttoney Rodrigues é um dos formandos da primeira turma do curso de Química Ambiental e trabalha na área como monitor de processos de produção na empresa Granol, no município de Porto Nacional. "Fazer parte de uma história de conquistas! Esse foi o objetivo maior que me motivou a cursar Química Ambiental. Primeiramente pelo tamanho da UFT, e segundo por está nascendo, na época, um curso que aliava a Ciência Química às preocupações com o avanço industrial, com conhecimento técnico-científico ao mercado profissional pautado no zelo ecológico. Hoje colhemos os frutos destas escolhas, o crescimento profissional é diário, seja pelos profissionais espalhados nas indústrias ou nas instituições de ensino do Brasil. A essas conquistas agradecemos aos professores, técnicos e demais colaboradores que diretamente nos proporcionaram um ensino qualificado, dinâmico e eficaz", relata o formando.

Curso
O bacharelado em Química Ambiental da UFT conta com Complexo Laboratorial voltado a seguintes áreas: química; bromo/química; biologia molecular; microbiologia e nematologia e laboratório de suporte. O curso objetiva formar profissionais habilitados a monitorar o ambiente, compreender, identificar e elucidar os mecanismos que definem e controlam a concentração de substâncias ou sistemas que afetam o meio ambiente. Além de entenderem dos processos químicos de produção industrial e estarem apto a propor mudanças de forma a reduzir geração de resíduos.

Complexo Laboratorial de Química Ambiental no Câmpus de Gurupi  (Foto: Daniel Santos)Complexo Laboratorial de Química Ambiental no Câmpus de Gurupi (Foto: Daniel Santos)

O profissional formado em Química Ambiental deve conhecer profundamente os fatores de desequilíbrios do ambiente, suas inter-relações com a atmosfera, solo, água e plantas, e as causas e consequências das alterações dos padrões normais dessa organização. O Químico atuará tanto na indústria Química como em Instituições de Ensino e de Pesquisa, em Empresas ou Órgãos Governamentais que mantenham laboratório de controle químico ambiental.

Faça a sua inscrição
Para concorrer às vagas ofertadas no Processo Seletivo Complementar ao Sisu (PSC) 2017/1 os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. As inscrições são feitas exclusivamente online (aqui) e seguem abertas até o dia 5 de março.

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 7 de março e as matrículas dos selecionados na primeira chamada serão realizadas nos dias 9, 10 e 13.

Para os candidatos que não têm acesso à internet para realizar a inscrição, a UFT disponibiliza computadores nos seus sete câmpus, em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos locais especificados abaixo.

No total a UFT oferta 771 vagas remanescentes do Sisu 2017 em 46 cursos para ingresso pelo PSC 2017/1. Confira a lista completa de vagas e mais informações no edital.