Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína: Encontro discute Saúde Mental e Bem-estar Psicossocial

Araguaína: Encontro discute Saúde Mental e Bem-estar Psicossocial

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 15h59 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2017, 11h48

Em menção à Campanha Nacional denominada "Janeiro Branco", ocorre, nesta terça-feira (31), o I Encontro de Saúde Mental e Bem-Estar Psicossocial. O evento, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Humano, por meio do Setor de Ações em Saúde, do Câmpus de Araguaina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), é direcionado aos servidores técnicos-administrativos, terceirizados, docentes e discentes da instituição, e contará com a participação de profissionais da área da Psiquiatria e Psicologia.

Para o psicólogo do Setor de Ações em Saúde, Edilson Barros de Macedo, o encontro é importante para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os cuidados com a saúde mental. "Esse é um assunto ainda pouco discutido na sociedade e, na maior parte das vezes, a pessoa acometida com algum agravo, costuma buscar ajuda especializada apenas quando a situação se torna mais complexa", explica.

O encontro discutirá temas como o cuidado com a saúde mental e a importância da psicoterapia para o bem-estar psicossocial, com a participação do doutor Ricardo Jabur Filho, psiquiatra com formação em Psicanálise, e o doutor em Psicologia Rodolfo Petrelli, além de outros convidados.

Janeiro Branco

A Campanha "Janeiro Branco" foi criada na cidade de Urberlândia (MG), no ano de de 2014, e tem como objetivo principal  mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos.

O mês de janeiro foi escolhido devido ser a época em que as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida, por isso, os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

Saiba mais acessando o Projeto "Janeiro Branco".

Evento: I Encontro de Saúde Mental e Bem-Estar Psicossocial;
Data: 31 de janeiro de 2016;
Local: Sala G01, BLoco G, Anfiteatro (Cimba), Câmpus de Araguaína;
Palestras: 1. "Cuidado com a saúde mental na contemporaneidade", com o doutor Ricardo Jabur Filho (Prefeitura Municipal de Araguaína), psiquiatra com formação em Psicanálise.
2. "A importância da psicoterapia para o bem-estar psicossocial", com o doutor em Psicologia Rodolfo Petrelli (FACDO).
3. Mesa-redonda: " A importância do cuidado com a saúde mental". Moderador: Luiz Cláudio Ferreira Alves (ITPAC), doutor em Psicologia. Convidados: Psiquiatra doutor Ricardo Jabur; Psicólogo doutor Rodolfo Petrelli; Mestre em Psicologia Lucas Delfino; e  Psicólogo e mestrando Edilson Barros.

marcador(es): Araguaína