Página inicial > Últimas Notícias > Tocantinópolis: Educação do Campo inicia atividades de avaliação

Tocantinópolis: Educação do Campo inicia atividades de avaliação

Por Erica Regina e Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2017, 13h39 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2017, 09h17

O curso de licenciatura em Educação do Campo, do Câmpus da UFT em  Tocantinópolis deu início ao Tempo Universidade II do semestre 2016/2. Os estudantes são oriundos de diferentes localidades rurais dos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí, e desenvolverão atividades na universidade até o dia 10 de fevereiro, quando se encerrará este semestre.

Discussão sobre primeira versão da produção audiovisual para o Festival de Vídeos de 1 minuto já ocorreu (Foto: Cássia Ferreira Miranda)Discussão sobre primeira versão da produção audiovisual para o Festival de Vídeos de 1 minuto já ocorreu (Foto: Cássia Ferreira Miranda)

O curso tem a duração de oito semestres, cada semestre é organizado em diferentes tempos: Tempo Universidade, que tem a duração de três a quatro semanas, e os estudantes desenvolvem atividades em tempo integral dentro do câmpus; e Tempo Comunidade, com duração de dois a três meses, no qual os alunos desenvolvem projetos e atividades no campo ou em escolas de suas localidades de origem. Essa dinâmica é baseada na pedagogia de alternância. Para o semestre 2017/1, estão sendo ofertadas 50 vagas para o Câmpus de Tocantinópolis, e 60 para o Câmpus de Arraias, e as inscrições estão abertas. Saiba mais sobre este processo seletivo aqui.

Segundo o coordenador do curso de licenciatura em Educação do Campo em Tocantinópolis, Maciel Cover, este projeto tem por objetivo formar educadores para atuar nas escolas do meio rural. “A intenção é contribuir para a implementação de um modelo de ensino que respeite os conhecimentos das populações camponesas e contribua para a garantia do direito à educação”, disse.

Entre as atividades previstas para este Tempo Universidade, está a avaliação das produções audiovisuais realizadas pelos alunos do segundo período, junto às suas comunidades, durante a disciplina de Seminário Integrador II. O coordenador explica como este projeto foi desenvolvido. “Os estudantes fizeram pesquisas para conhecer suas comunidades, observando aspectos das questões agrárias, da educação, artes, música, história de vida de seu povo, lutas sociais travadas por estas comunidades, entre outros aspectos. Posteriormente a isso, eles desenvolveram produtos audiovisuais de curta duração. A produção de vídeos permite exercitar aprendizados no campo das artes visuais, como também aprimora a construção de narrativas, as habilidades da língua portuguesa, de comunicação, e síntese”, explica.

Os vídeos produzidos pelas equipes serão exibidos no Festival de Vídeos que sempre é realizado na abertura do primeiro semestre letivo do ano, como forma de recepcionar os novos estudantes que chegam ao curso. A abertura do semestre 2017/1 está prevista para o mês de março.

Pedagogia de Alternância

Esta proposta é utilizada em áreas rurais intercalando períodos em regime de internato na escola com outros períodos em casa. O objetivo é evitar que os estudantes gastem tempo no trajeto de ida e volta para a escola, ou que tenham que morar de vez nos centros urbanos. Saiba mais sobre a pedagogia de alternância na página eletrônica da Nova Escola.

marcador(es): Tocantinópolis