Página inicial > Últimas Notícias > UFT promove curso sobre os avanços da Lei de Inovação

UFT promove curso sobre os avanços da Lei de Inovação

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 17h28 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 21h33

Ocorre nos dias 12 a 15 de dezembro, na Sala 2 , Bloco H, Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), das 8h às 18h, o curso  “Estudo de Caso Sobre Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016) e a Construção da Política de Inovação da Universidade”. A intenção é promover discussão e esclarecimento sobre a lei e iniciar a elaboração das resoluções relacionadas à inovação tecnológica na UFT.

A Lei de Inovação foi aprovada no início deste ano e permite que as universidades tenham uma nova possibilidade de capitar recursos para fazer pesquisas e manutenções. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Pimenta, para aplicar a lei na instituição é necessário uma regulamentação interna.

"Hoje, no Brasil, nenhuma universidade tem as resoluções estabelecidas e aprovadas para fazer o uso dos benefícios que a lei permite. A universidade que está na frente nessas elaborações é a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), em segundo lugar estamos nós, UFT. Estamos avançando, trabalhando e fazendo algumas discussões, mesmo que ainda iniciais sobre a lei", pontua Pimenta.

O público alvo, de acordo com o Pró-reitor, são pesquisadores interessados em inovação, Propesq, Reitoria, Proex, Proad, Proap, Procuradoria, Incubadoras da UFT, Representantes dos Institutos, Membros da Comunidade Científica em geral, pessoas que trabalham com populações tradicionais e a Fapto.

O curso, que é promovido pela Diretoria de Inovação Tecnológica por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), será ministrado pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Pabyton Cadena, que também é coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRPE.

marcador(es): Palmas