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Seminário debate sobre desafios e perspectiva na educação e inclusão

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 16h20 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 15h22

Com o tema “Educação, Pobreza e Desigualdade Social: desafios e perspectivas para a pesquisa e para a política educacional”, o I Seminário da Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) ocorre nos dias 1º e 02 de dezembro, no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Miracema. O evento conta com palestras, debates, painéis e comunicações orais com o objetivo de refletir sobre os desafios e perspectivas para a pesquisa e as políticas educacionais e sua relação com as políticas de inclusão social no Brasil e, em particular, no Tocantins.

O professor, Joedson Brito, explica que a palestra da conferência de abertura irá tratar sobre a relação entre Educação, Pobreza e Desigualdade Social no contexto e na política educacional brasileira, bem como a situação do campo de estudos e pesquisas científicas sobre o tema. "Parte-se do pressuposto de que a pobreza que, historicamente, afeta crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros persiste mesmo com os avanços sociais, econômicos e educacionais do país nos últimos anos. Parte-se, ainda, da constatação e compreensão de que a pobreza e a desigualdade não cessam quando esses sujeitos entram contato com educação, ao contrário se mostram acentuadamente nos contextos e espaços de educação. A ampliação de acesso a educação das ultimas décadas não foi capaz de reduzir as desigualdades", declara.

 Sobre a discussão, Brito destaca que é oportuna para estudiosos, formuladores e profissionais que atuam com políticas sociais, sobretudo, aquelas com ênfase na política de educação, pois evidenciará a pobreza e a desigualdade não como algo natural, mas vinculada com o cenário político e econômico de cada momento histórico. "Além disso, trará um aprofundamento sobre os avanços e desafios do conhecimento sobre assunto, sobre o perfil e contextos dos sujeitos empobrecidos, de profissionais que atuam com esses sujeitos, seja na gestão de programas, seja nos processos de assistenciais e/ou educação dos mesmos, dentre outros aspectos, de modo a promover reflexão e amadurecimento do tema, bem como contribuir na avaliação e reformulação de políticas sociais," pontua.

 

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