Página inicial > Últimas Notícias > Porto Nacional: Projeto oferece passeio geoturístico gratuito à comunidade

Porto Nacional: Projeto oferece passeio geoturístico gratuito à comunidade

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2016, 16h45 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 16h58

Já pensou num passeio em Porto Nacional entre ruas, casarios e outras edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Centro Histórico de Porto Nacional? O Roteiro Geoturístico da Universidade Federal do Tocantins oferece este serviço gratuitamente para escolas da rede pública e privada, organizações não-governamentais, visitantes e demais interessados. O projeto é uma proposta de turismo alternativo e uma atividade permanente de extensão universitária de educação patrimonial.

Catedral de Porto Nacional é um dos pontos visitados no Roteiro (Foto: Samuel Lima/Arquivo Pessoal)Catedral de Porto Nacional é um dos pontos visitados no Roteiro (Foto: Samuel Lima/Arquivo Pessoal)

Segundo a coordenadora do projeto e professora do curso de Geografia do Câmpus de Porto Nacional, Carolina Busch, o objetivo é apresentar à população as marcas geográficas, históricas e arquitetônicas do Centro Histórico - como a Catedral Nossa Senhora das Mercês -  destacando a importância da preservação e do tombamento. "O Roteiro é uma atividade gratuita oferecida pelo coletivo de professores e de estudantes da UFT. O passeio é guiado por estudantes de graduação e de mestrado da Universidade".

O projeto beneficia tanto a sociedade como os próprios estudantes envolvidos. A egressa do curso de Geografia do Câmpus de Porto Nacional da UFT, Thalyta Feitosa, participou do Roteiro Geoturístico desde o início, em 2014, quando ainda estava na graduação. Durante esse período, a estudante realizou duas pesquisas. A primeira de iniciação científica e, a outra, o Trabalho de Conclusão de Curso. Ambas tiveram como resultado final um mapa turístico do Centro Histórico.  “Ter participado e, ainda, continuar participando do Roteiro Geoturístico trouxe resultados positivos para mim, porque é uma forma de interagir com a comunidade, com a história da cidade de Porto Nacional”, declara.

Bruna Viana tem 10 anos de idade, em 2015 ela participou do Roteiro por meio de uma parceria com UFT e o Centro Educacional Caminho Certo.  Bruna teve a experiência de observar a história e geografia na prática. "Além de muito divertido, tive oportunidade de conhecer mais a minha cidade", declara.

Resultados

As atividades do projeto iniciaram em junho de 2014. O trabalho é realizado pelo menos uma vez no mês. No primeiro ano, foram realizados 20 roteiros. Em 2015, foram realizados 25 roteiros. Até o momento,  800 pessoas foram atendidas.  Em sua maioria, o público foi de escolas da rede pública e de outras cidades do Tocantins e  de Goiás.

Realização

O Roteiro Geoturístico é um projeto de extensão promovido pelo Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) do Câmpus de Porto Nacional da UFT, coordenado pelas professoras Dra. Carolina Machado Rocha Busch Pereira e Dra. Rosane Balsan. A iniciativa conta com o  apoio do  Iphan  e da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Nacional.

Como participar

Não há requisitos de participação. O contato e o agendamento são feitos pelo telefone (63) 3363 - 0564 ou pelo Facebook.

marcador(es): Porto Nacional