Página inicial > Últimas Notícias > Última Consulta Pública do Plano da Bacia do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães ocorre nesta quinta (27)

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 10h48 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2016, 12h31

Nesta quinta-feira (27), será realizada a última Consulta Pública do Plano da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães, para apresentação do Plano de Ações. O evento ocorre a partir das 14h, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e é aberto a toda a comunidade.

A Consulta Pública é a conclusão de uma série de etapas que envolveram o processo de elaboração do Plano, desde o diagnóstico, passando pelo prognóstico e a definição de diretrizes e alternativas até o produto final. A apresentação será realizada pelo professor doutor em Recursos Hídricos Felipe de Azevedo Marques, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador geral do projeto.

“O Plano é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos que visa compatibilizar as demandas com a disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica para garantir o desenvolvimento de socioeconômico de nossa região. É um plano para a segurança hídrica, em quantidade e qualidade para seus diversos usos, como irrigação, pecuária, abastecimento público, pesca e aquicultura, turismo e lazer, geração de energia, entre outros”, ressalta o coordenador do projeto, Felipe Marques.

O IAC da UFT, em conjunto com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) são os responsáveis pela realização. O Plano é um projeto do Governo do Tocantins, realizado por meio de convênio firmado entre a Semarh e a FAPTO. O recurso, no valor de R$ 1.250.000,00, é oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerido pela Semarh.

Bacia
A Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães representa aproximadamente 6,8% da área do Estado do Tocantins e concentra entorno de 25% de sua população. Isso demonstra a relevância estratégica da região, onde estão localizadas duas das quatro maiores cidades do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. Por isso a importância do Plano para a segurança hídrica da população e o uso sustentável dos recursos hídricos.

marcador(es): Palmas