Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de trabalhos marca o 2º dia do Seminário de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Apresentação de trabalhos marca o 2º dia do Seminário de Iniciação Científica

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 23h39 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 12h53

Com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos entre agosto de 2015 e julho de 2016, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorreram nesta terça-feira (25), no XII Seminário de Iniciação Científica (SIC), as apresentações orais dos trabalhos finais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

O evento faz parte do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFT, que é organizado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), de Graduação (Prograd) e de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). As apresentações ocorreram nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (14h às 18h), no Bloco J do Câmpus da UFT em Palmas, e foram divididas em Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras 1 e 2. Os trabalhos farão parte dos Anais do 12º Seminário de Iniciação Científica da UFT.

Larissa Coelho, formada em Nutrição pela UFT, apresentou o trabalho denominado "Avaliação de conhecimento de profissionais da saúde sobre suplemento alimentares". Ela faz parte do Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde (LaCibs) e pensando na nutrição esportiva, que é uma área que está em auge na Nutrição, escolheu os suplementos alimentares para serem trabalhados na pesquisa. Os suplementos alimentares são considerados alimentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e como existe uma gama desses produtos disponíveis no mercado, muitos deles sem comprovação científica da eficácia, Larrisa viu a necessidade de avaliar e comparar o conhecimento entre nutricionistas e educadores físicos, no que diz respeito aos suplementos, através da validação de um questionário. "Esse trabalho tinha a intenção de avaliar se os profissionais que estão aptos a fazerem essa prescrição estão mesmo com conhecimento suficiente nesse área", afirma.


Os resultados surpreenderam, pois apesar dos índices de conhecimento de nutricionistas terem sido maiores do que de educadores físicos, esperava-se que os índices fossem maiores, visto que o questionário apresentava questões básicas a respeito dos constituintes dos suplementos alimentares, conteúdo que é bem trabalhado na grade curricular de Nutrição.

"Espera-se que o resultado desse trabalho traga um certo impacto, principalmente pros cursos de Nutrição e Educação Física, para tentar reformular a grade do curso, pois a nutrição esportiva não é uma disciplina obrigatória", pontua Larissa. Ela ainda complementa que a maioria dos cursos de Educação Física ofertados no Brasil não trabalha com temas como dietoterapia e suplementos alimentares. "É necessário que os profissionais busquem se atualizar nos conhecimentos para fazer uma orientação correta", finaliza a nutricionista.

Motivada pelo desejo de trazer melhor qualidade de vida para as pessoas através do conhecimento da influência da vegetação sobre o clima de Palmas, Luana Cristina Lehen, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, apresentou o trabalho "Quadra 406 Norte: uma leitura sobre a influência da arborização em quadras asfaltas - espaços públicos". "Esse trabalho apresenta a diferença da influência da presença da vegetação e da ausência desta, então conseguimos medir e perceber que quando a vegetação é presente, ela consegue amenizar bastante a sensação térmica", declara Luana. Ela ainda diz que a partir dos resultados dessa pesquisa, pretende-se empenhar as instituições públicas e a população na missão de arborizar a cidade, através de projetos como o Projeto Arboriza Palmas, que está em vigência.


Elizamara da Silva entrou na universidade, chegou ao segundo período, e foi percebendo uma evasão muito grande dentro dos cursos de Licenciaturas em Artes/Teatro e Filosofia, mesmo de alunos que tinham muito interesse nos cursos, e a falta de apoio da universidade dentro das necessidades desses alunos. A partir disso desenvolveu o trabalho "A permanência dos estudantes nos cursos de Artes/Teatro e Filosofia da UFT/Palmas: o papel da política de assistência estudantil", que tem o objetivo de entender os motivos por quais os alunos evadem da universidade e como a universidade pode intervir nessa situação. "Eu conheci um professor, que me deu a possibilidade de trabalhar com projeto de pesquisa científica, em um projeto que já estava em andamento, me interessei e fiz toda essa pesquisa", pontua Elizamara.

A estudante pretende dar andamento a essa pesquisa, aprofundando as informações sobre os auxílios permanência e busca assim auxiliar os alunos que pretendem entrar nos cursos de Teatro e Filosofia, garantindo a permanência desses na universidade.

V Seminário de Extensão e Cultura
Além das apresentações do XII Seminário de Iniciação Científica, o dia contou também com apresentações orais do V Seminário de Extensão e Cultura, promovido pela Proex. Uma dessas apresentações foi a de Ismael Barreto, acadêmico do curso de Educação Física do Câmpus de Miracema.


Depois de ter passado para o curso de Educação Física foi inserido no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos, no Câmpus de Miracema. Ele apresentou o trabalho "Assessoria em Gênero e Diversidade: Um balanço dos dois anos de Programa de Extensão" e se orgulha do trabalho desenvolvido. "Esse projeto é muito importante, até porque estou fazendo curso de licenciatura e daqui quatro anos e meio vou estar trabalhando com uma criancinha, que eu não quero que passe o que eu passei; quando eu era criança não tinha professores que entendessem minha realidade", afirma Barreto.

Seminário
Nesta quarta-feira (26) haverá mais apresentações orais tanto no XII Seminário de Iniciação Científica ( das 8h às 12h) como no V Seminário de Extensão e Cultura (das 8h às 12h e das 14h às 18h).

registrado em:
Fim do conteúdo da página