Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína: I Colóquio de Arte & Educação da UFT discute arte e educação

Araguaína: I Colóquio de Arte & Educação da UFT discute arte e educação

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 16h15 | Última atualização em Sábado, 29 de Outubro de 2016, 06h12

Com o objetivo de estimular reflexões sobre a arte e a educação na contemporaneidade, o Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Araguaína  realizará o I Colóquio de Arte & Educação, no período de 28 de novembro a 1º de dezembro. O evento, que está sendo organizado pelos cursos de Letras, de História, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) do Câmpus de Araguaína, discutirá assuntos como a militarização das escolas públicas, Escola Sem Partido, feminismo, arte engajada, artes integradas, arte-educação e arte na UFT.

De acordo com a professora do curso de Letras e coordenadora geral do evento, Lia Testa,  o I Colóquio será um espaço de debates de saberes heterogêneos em contexto de formação e desenvolvimento humano, que ocorrerá de forma integrada e interdisciplinar. "Arte e educação estarão em diálogo, a partir de diferentes perspectivas e olhares", afirma Lia. O evento é gratuito e vão ser oferecidas 50 vagas. Os interessados podem efetuar a inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A sessão de abertura do I Colóquio será às 18h30, no dia 28, na Faculdade Católica Dom Orione (Facdo), com a apresentação dos alunos do Projeto de Extensão "Criação Literária". O restante da programação acontecerá na unidade Cimba, e contará com palestras, mesas-redondas e oficinas. "O evento atende aos interesses dos diferentes cursos do Câmpus, além de abrir-se às questões da educação básica e à promoção da arte na região, nesse sentido, visando atender aos anseios da comunidade em geral", pontua a Profª Lia Testa.

1º DIA – 28/11/2016
Sessão de Abertura (18h30 às 20h10): Apresentação de abertura com os alunos do Projeto de Extensão 'Criação Literária' (Coordenação Profª. Dra. Eliane Testa - UFT/Araguaína).
Palestra (20h30 às 21h30) com o poeta e ativista Pedro Tierra e lançamento de livro de sua autoria.
LOCAL: Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

2º DIA – 29/11/2016
Mesa-redonda (8h às 12h) - Arte & Educação - Palestrantes Profª. Dra. Adriana dos Reis Martins (UFT/Palmas), Profa. Kerley Fernandes Duarte de Oliveira (IFTO/Araguaína) e Prof. Leomar Alves de Sousa (Rede Pública Estadual - TO) - Mediadora: Profª. Dra. Eliane Testa (UFT/Araguaína)
LOCAL: Anfiteatro II, Bloco C – UFT/Cimba
Oficina: (14h às 18h) – Profa. Drª. Tania Regina Martins Machado (Gêneros avaliativos no Ensino de Línguas) - (PNPD/PPGL/Araguaína)
LOCAL DA OFICINA: Anfiteatro do PPGL, Bloco I – UFT/Cimba
Mesa-redonda (19h): Educação, Militarização da Escola Pública e Escola sem Partido - Palestrantes: Prof. Dr. Rafael Saddi Teixeira (UFG), Prof. Dr. Wesley Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) e Juiz e Prof. Msc. Herisberto e Silva Furtado Caldas (FACDO/Araguaína) - Mediador: Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior
LOCAL: Anfiteatro II, Bloco C – UFT/Cimba

3º DIA – 30/11 e 01/12/2016

Programação extemporânea - Oficina: Leitura feminista da Bíblia - corpos e autonomias no enfrentamento de fundamentalismos, Assessora de Formação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Dra. Nancy Cardoso Pereira.
LOCAL DA OFICINA: Anfiteatro do PPGL, Bloco I – UFT/Cimba

marcador(es): Araguaína