Página inicial > Últimas Notícias > Inaugurado Complexo Laboratorial no Câmpus da UFT em Gurupi

Inaugurado Complexo Laboratorial no Câmpus da UFT em Gurupi

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 15h44 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 09h01

Na manhã desta quinta-feira (13) foi inaugurado o Complexo Laboratorial da Universidade Federal do Tocantins no Câmpus de Gurupi. São dois blocos: um com laboratórios voltados para ciências agrárias e outro para biotecnologia e química. Cada bloco foi construído na área de 969,52 m² e juntos atendem aos quatro cursos de graduação ofertados no Câmpus.

O bloco de Ciências Agrárias contém laboratórios nas seguintes áreas: sementes; topografia; física; secagem da madeira; botânica; anatomia e tecidos da madeira; e zoologia. O bloco de Biotecnologia e Química contém laboratórios nas seguintes áreas: química ii; química i; bromo/química; biologia molecular; microbiologia e nematologia; bioprocessos ii; bioprocessos i; e laboratório de suporte.

Comunidade acadêmica participou da cerimônia de inauguração do Complexo Laboratorial em Gurupi (Foto: Marcus Luz)Comunidade acadêmica participou da cerimônia de inauguração do Complexo Laboratorial em Gurupi (Foto: Marcus Luz)
O coordenador substituto do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Alex Fernando de Almeida, comentou que os laboratórios vão contribuir bastante para pesquisas e aulas práticas. "Os cursos têm muita demanda de aulas práticas. Será bom para melhorar a qualidade das aulas e das pesquisas, pois serão destinados às pesquisas quando não estiverem em uso para as aulas". A estudante de Química Ambiental, Ramylla Rizia, concordou. "Foi uma grande conquista para os alunos. Os laboratórios vão nos ajudar bastante, além dos próprios professores, tanto nas aulas quanto nas pesquisas".

O diretor do Câmpus, Gil Rodrigues dos Santos, afirmou que os laboratórios estão vindo em um momento oportuno. "Era uma obra muito aguardada pela comunidade acadêmica e foi colocada como prioridade. Todos os cursos foram contemplados com esses laboratórios. O próximo passo é equipá-los para fortalecer ainda mais a tendência natural do Câmpus de Gurupi, que é a o desenvolvimento das pesquisas". Segundo o diretor, a inauguração também deve contribuir em uma avaliação positiva da universidade porque representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) visitarão o Câmpus em breve para analisar a infraestrutura e instalações para viabilizar a implantação do Mestrado em Química.

A reitora Isabel Auler comentou que a inauguração é resultado dos esforços das gestões atuais e anteriores na reitoria e direção de Câmpus, e que o resultado é motivo de comemoração para toda a comunidade acadêmica. "O Complexo Laboratorial representa um ganho na qualidade do ensino e da pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados em Gurupi. Já foram recebidos o mobiliário e disponibilizados os recursos para equipar os laboratórios, com prioridade para os laboratórios básicos e multiusuários. O nosso desafio atual é complementar a etapa de equipá-los".

Complexo Laboratorial é composto por dois blocos com laboratórios que atenderão todos os cursos ofertados no Câmpus (Foto: Marcus Luz)Complexo Laboratorial é composto por dois blocos com laboratórios que atenderão todos os cursos ofertados no Câmpus (Foto: Marcus Luz)
Reunião com Conselho Diretor do Câmpus
Pela tarde, a reitora Isabel Auler participa da reunião do Conselho Diretor do Câmpus de Gurupi, como fez recentemente em Araguaína e Tocantinópolis. O objetivo da reunião é discutir com a comunidade acadêmica o cenário atual do país e como a universidade deve lidar com as novas políticas econômicas adotadas pelo governo federal. Além disso, também serão discutidas demandas anteriores específicas do Câmpus como formas alternativas de energia e instalação de câmeras de monitoramento.

marcador(es): Gurupi