Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa do I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 17h19 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 09h38

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) participa, nesta segunda-feira (10), do I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins que ocorre até amanhã (11), em Palmas. Na ocasião, o professor do curso de Engenharia Civil e presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da UFT, Felipe Marques, apresenta a palestra sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos e Planos de Bacia Hidrográfica, a partir das 8h, no auditório da Unitins (108 sul).

De acordo com Marques, a ideia central é conduzir uma reflexão sobre como estamos, onde queremos chegar, o que já fizemos e o que falta fazer.

O Professor explica ainda que, além do Plano Estadual, o Tocantins possui mais quatro Planos de Bacia em execução e, em fase final de elaboração, o Plano da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães, desenvolvido pelo Instituto de Atenção às Cidades por meio de convênio entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). "Os planos apresentam, além de diagnósticos e projeções de uso das águas, cronogramas físicos e financeiros das ações a serem executadas para compatibilizar o desenvolvimento que queremos e com a disponibilidade hídrica que temos", pontua.

Sobre o cenário do hídrico do Tocantins, Felipe Marques, diz que, por estarmos totalmente inseridos na Bacia Araguaia-Tocantins, possuímos uma das maiores reservas de água doce do país, o que significa grandes oportunidades para o desenvolvimento. "Porém, este desenvolvimento altera a paisagem de cerrado pela agropecuária, ocupa as margens dos rios com cidades e demanda grandes volumes de água, com qualidade. Para garantir esse desenvolvimento, precisamos garantir água, no local de interesse, no momento certo e com a qualidade compatível a cada tipo de uso. É nesse sentido que o Primeiro Encontro Estadual de Comitês de Bacia é uma grande realização para o desenvolvimento aliado à preservação das águas do Tocantins.", esclarece.

Evento
I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins é realizado com o apoio do Governo Estadual, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas. A abertura do evento será neste domingo (9), no auditório da Unitins, na 108 sul, onde acontecem as palestras e discussões. O Encontro traz como tema “A Gestão das águas no Tocantins: Avanços e Desafios - 20 anos da Lei das Águas”. Segundo os organizadores, discutir os cenários atuais, bem como os desafios e possibilidades na gestão das águas na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia constitui-se em foco central do evento.

Os interessados podem realizar a inscrição por meio do site: http://www.cbhto.com.br/.A Programação completa pode ser conferida aqui.